Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO VIVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA

Palavra-chaves: ESTÁGIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NARRATIVAS CURTAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45455
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 286
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO VIVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Resumo: Considerando o estágio supervisionado, como uma experiência bastante relevante na nossa vida acadêmica e a sequência didática como ferramenta indispensável para seu planejamento e realização, este trabalho tem por objetivo relatar como se deu um Estágio de Literatura Ensino Fundamental apresentando a sequência didática utilizada. Para tanto, foram ministradas 8 aulas para aproximadamente 40 alunos de uma turma de 9ºano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Pedro do Nascimento, localizada no distrito de Jenipapo, Puxinanã. Nas aulas trabalhamos uma sequência didática voltada para narrativas curtas (contos e crônicas) de autores como Vinícius de Moraes, Rachel de Queiróz, Robério Maracajá e Luíz Vilela. Além das narrativas, selecionamos também vídeos, áudios e outros textos que enriqueceram nossa sequência didática e auxiliaram na motivação de cada aula ministrada com as temáticas “amor”, “seca”, “progresso na cidade” e “velhice”, respectivamente. Os resultados obtidos foram instigantes, pois os alunos passaram a apresentar um melhor aproveitamento escolar no decorrer das aulas, evidentes quando participavam mais nas leituras e discussões feitas em sala de aula, nas quais até mesmo os alunos que não demonstravam muito interesse, em alguns momentos, participavam. Portanto, concluímos que a sequência didática tem um papel muito importante no ensino-aprendizagem, promovendo uma melhor interação entre professor e aluno, por isso precisa ser muito bem elaborada e ser capaz de chamar a atenção do aluno incentivando-o e estimulando-o a estudar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NARRATIVAS CURTAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID286_22072018005338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandraufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45455
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 286
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO VIVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Resumo: Considerando o estágio supervisionado, como uma experiência bastante relevante na nossa vida acadêmica e a sequência didática como ferramenta indispensável para seu planejamento e realização, este trabalho tem por objetivo relatar como se deu um Estágio de Literatura Ensino Fundamental apresentando a sequência didática utilizada. Para tanto, foram ministradas 8 aulas para aproximadamente 40 alunos de uma turma de 9ºano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Pedro do Nascimento, localizada no distrito de Jenipapo, Puxinanã. Nas aulas trabalhamos uma sequência didática voltada para narrativas curtas (contos e crônicas) de autores como Vinícius de Moraes, Rachel de Queiróz, Robério Maracajá e Luíz Vilela. Além das narrativas, selecionamos também vídeos, áudios e outros textos que enriqueceram nossa sequência didática e auxiliaram na motivação de cada aula ministrada com as temáticas “amor”, “seca”, “progresso na cidade” e “velhice”, respectivamente. Os resultados obtidos foram instigantes, pois os alunos passaram a apresentar um melhor aproveitamento escolar no decorrer das aulas, evidentes quando participavam mais nas leituras e discussões feitas em sala de aula, nas quais até mesmo os alunos que não demonstravam muito interesse, em alguns momentos, participavam. Portanto, concluímos que a sequência didática tem um papel muito importante no ensino-aprendizagem, promovendo uma melhor interação entre professor e aluno, por isso precisa ser muito bem elaborada e ser capaz de chamar a atenção do aluno incentivando-o e estimulando-o a estudar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NARRATIVAS CURTAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA14_ID286_22072018005338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandraufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: Considerando o estágio supervisionado, como uma experiência bastante relevante na nossa vida acadêmica e a sequência didática como ferramenta indispensável para seu planejamento e realização, este trabalho tem por objetivo relatar como se deu um Estágio de Literatura Ensino Fundamental apresentando a sequência didática utilizada. Para tanto, foram ministradas 8 aulas para aproximadamente 40 alunos de uma turma de 9ºano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Pedro do Nascimento, localizada no distrito de Jenipapo, Puxinanã. Nas aulas trabalhamos uma sequência didática voltada para narrativas curtas (contos e crônicas) de autores como Vinícius de Moraes, Rachel de Queiróz, Robério Maracajá e Luíz Vilela. Além das narrativas, selecionamos também vídeos, áudios e outros textos que enriqueceram nossa sequência didática e auxiliaram na motivação de cada aula ministrada com as temáticas “amor”, “seca”, “progresso na cidade” e “velhice”, respectivamente. Os resultados obtidos foram instigantes, pois os alunos passaram a apresentar um melhor aproveitamento escolar no decorrer das aulas, evidentes quando participavam mais nas leituras e discussões feitas em sala de aula, nas quais até mesmo os alunos que não demonstravam muito interesse, em alguns momentos, participavam. Portanto, concluímos que a sequência didática tem um papel muito importante no ensino-aprendizagem, promovendo uma melhor interação entre professor e aluno, por isso precisa ser muito bem elaborada e ser capaz de chamar a atenção do aluno incentivando-o e estimulando-o a estudar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.