AS AVENTURAS DE BAMBOLINA: IMAGENS QUE REFLETEM UMA TRISTE SOLIDÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45295 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 192 "titulo" => "AS AVENTURAS DE BAMBOLINA: IMAGENS QUE REFLETEM UMA TRISTE SOLIDÃO" "resumo" => "Trabalhar a literatura nos anos iniciais vem sendo um desafio para àqueles que acreditam que é possível sim, oportunizar às crianças um contato ainda quando pequenos, com o texto literário. Selecionar o material é responsabilidade do professor, que por sua vez, deve estar atento ao que levar para a sala de aula. Dessa maneira, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil. Para tanto, utilizaremos a obra As aventuras de Bambolina de Michele Iacocca, como material de apoio para demonstrarmos como as crianças aprendem e fazem inferências e conexões a partir da leitura das imagens, fazendo com que elas aumentem o seu repertório de leituras literárias. É interessante ressaltar que neste trabalho, apresentaremos duas experiências vivenciadas numa escola da rede pública de ensino, da cidade de João Pessoa, por meio das atividades realizadas a partir do contato dos alunos com o livro As aventuras de Bambolina, e a repercussão na prática de ensino dos professores após terem trabalhado as atividades de leitura literária com a obra. Por fim, apresentaremos análises e reflexões decorrentes das práticas realizadas com o livro de imagem na referida escola, contribuindo para uma melhor compreensão sobre a “utilização” do texto literário na educação infantil e nos anos iniciais como um recurso fundamental para o processo de alfabetização e letramento literário. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Souza (2010), dentre outros. A partir da discussão dessa proposta, é necessário que novas práticas do ensino do texto literário emerjam no contexto da sala de aula, contribuindo assim para a formação de leitores literários, sobretudo, por meio do livro de imagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "LIVRO DE IMAGEM, AS AVENTURAS DE BAMBOLINA, INFERÊNCIAS, CONEXÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID192_31072018181105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAES CABRAL DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOAES CABRAL" "autor_email" => "joais_cabral@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45295 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 192 "titulo" => "AS AVENTURAS DE BAMBOLINA: IMAGENS QUE REFLETEM UMA TRISTE SOLIDÃO" "resumo" => "Trabalhar a literatura nos anos iniciais vem sendo um desafio para àqueles que acreditam que é possível sim, oportunizar às crianças um contato ainda quando pequenos, com o texto literário. Selecionar o material é responsabilidade do professor, que por sua vez, deve estar atento ao que levar para a sala de aula. Dessa maneira, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil. Para tanto, utilizaremos a obra As aventuras de Bambolina de Michele Iacocca, como material de apoio para demonstrarmos como as crianças aprendem e fazem inferências e conexões a partir da leitura das imagens, fazendo com que elas aumentem o seu repertório de leituras literárias. É interessante ressaltar que neste trabalho, apresentaremos duas experiências vivenciadas numa escola da rede pública de ensino, da cidade de João Pessoa, por meio das atividades realizadas a partir do contato dos alunos com o livro As aventuras de Bambolina, e a repercussão na prática de ensino dos professores após terem trabalhado as atividades de leitura literária com a obra. Por fim, apresentaremos análises e reflexões decorrentes das práticas realizadas com o livro de imagem na referida escola, contribuindo para uma melhor compreensão sobre a “utilização” do texto literário na educação infantil e nos anos iniciais como um recurso fundamental para o processo de alfabetização e letramento literário. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Souza (2010), dentre outros. A partir da discussão dessa proposta, é necessário que novas práticas do ensino do texto literário emerjam no contexto da sala de aula, contribuindo assim para a formação de leitores literários, sobretudo, por meio do livro de imagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "LIVRO DE IMAGEM, AS AVENTURAS DE BAMBOLINA, INFERÊNCIAS, CONEXÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID192_31072018181105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAES CABRAL DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOAES CABRAL" "autor_email" => "joais_cabral@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }