Trabalhar a literatura nos anos iniciais vem sendo um desafio para àqueles que acreditam que é possível sim, oportunizar às crianças um contato ainda quando pequenos, com o texto literário. Selecionar o material é responsabilidade do professor, que por sua vez, deve estar atento ao que levar para a sala de aula. Dessa maneira, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil. Para tanto, utilizaremos a obra As aventuras de Bambolina de Michele Iacocca, como material de apoio para demonstrarmos como as crianças aprendem e fazem inferências e conexões a partir da leitura das imagens, fazendo com que elas aumentem o seu repertório de leituras literárias. É interessante ressaltar que neste trabalho, apresentaremos duas experiências vivenciadas numa escola da rede pública de ensino, da cidade de João Pessoa, por meio das atividades realizadas a partir do contato dos alunos com o livro As aventuras de Bambolina, e a repercussão na prática de ensino dos professores após terem trabalhado as atividades de leitura literária com a obra. Por fim, apresentaremos análises e reflexões decorrentes das práticas realizadas com o livro de imagem na referida escola, contribuindo para uma melhor compreensão sobre a “utilização” do texto literário na educação infantil e nos anos iniciais como um recurso fundamental para o processo de alfabetização e letramento literário. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Souza (2010), dentre outros. A partir da discussão dessa proposta, é necessário que novas práticas do ensino do texto literário emerjam no contexto da sala de aula, contribuindo assim para a formação de leitores literários, sobretudo, por meio do livro de imagens.