Ao nos reportarmos à concepção de cultura definida por Freire (1999, p. 41), compreendemos que o homem tanto produz cultura como também é definido pela cultura, no tocante a construção de sua identidade, sua maneira de perceber, pensar e sentir o mundo. É dentro dessa visão que a escola deve oferecer espaços de diálogos com a cultura de seu território, elegendo uma grade curricular que contemple a pluralidade e a diversidade cultural local e a interação da escola com produções e produtores de cultura na sociedade. Nesse contexto que o presente trabalho relata experiência de ensino no tocante ao Patrimônio Literário local, a qual foi vivenciada com os educandos da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos, no município de São João do Cariri – PB e objetivou (re)conhecer os causos populares e o imaginário da cultura local, contribuindo, assim, para construção da própria identidade. Para tanto, adotamos a metodologia da Educação Patrimonial proposta por Horta (1999). Assim a primeira etapa da vivência buscou correlacionar de forma didática o mosaico literário da cidade. Os educandos foram orientados a realizarem uma pesquisa em lócus para observar vestígios dessas linguagens, utilizando como fontes de informação: a entrevista e gravação de vídeos. Vale dizer que, toda essa literatura é extremamente carregada de imagens do imaginário coletivo, do Nordeste mítico e encantado, da tradição oral. A segunda etapa correspondeu aos registros dos “achados literários”. Os educandos documentaram todas as linguagens pesquisadas através de produções de textos. Na etapa seguinte foram promovidas atividades de leitura compartilhada e discussão dos registros literários, destacando sua importância e valorização. Além disso, foi proposta ainda atividades de releituras desses vestígios literários a partir de criações artísticas que demandaram o uso imaginativo e criativo da linguagem, a exemplo da leitura dramatizada e produção de roteiros teatrais que contemplaram diversos elementos desse almanaque cultural local. A última etapa foi dedicada à sistematização dos conhecimentos com a culminância do trabalho, na qual foram produzidas e encenados textos teatrais que evidenciaram todas as relíquias culturais locais. Essa proposta estimulou, portanto, a produção textual dos alunos quanto ao reconto e releitura de causos. Além disso, contribuiu para difundir valores da cultura local através de estética dramática, tendo como fonte de criação a interação com outras linguagens: artes cênicas, a literatura e a música.