Resumo: É indubitável que a literatura, por conseguinte a leitura do texto poético, fornece grandes contribuições à formação do aluno em quaisquer etapas da educação básica; por isso, neste artigo, apresentamos uma proposta de abordagem para o poema “Raridade” (Olha o Bicho, 1984), de José Paulo Paes, e para a canção “Passaredo” (Meus caros amigos, 1976) de Chico Buarque, destinada ao 5º ano do ensino fundamental. Em sala de aula, o trabalho com a leitura de ambos mobilizará recursos sonoros, imagéticos, temáticos e simbólicos, que devem ser associados à relevância social que os textos possuem. Concebemos que a criança leitora exerce um papel fundamental ao longo de todo processo, a ela o texto se oferece e ilustra; o leitor não se constitui, portanto, como um ente-passivo, conforme Zilberman e Magalhães (1987). Como metodologia, foi adotada a perspectiva de Solé (1998) e Girotto e Souza (2010), que apresentam o conhecimento prévio e o questionamento como estratégias de leitura, tais procedimentos fundamentam a proposta que ora apresentamos. Para tanto, vale-se de uma perspectiva sociointeracionista de ensino, pautada na reflexão. Esta abordagem faz emergir junto à poesia, questões como a preservação ambiental e o papel do homem na degradação/proteção da natureza. Tal proposta une o estudo do texto literário infanto-juvenil a outras áreas do saber (como a ecologia), constituindo-a como uma atividade interdisciplinar, característica pedagógica própria do paradigma de ensino emergente. Assim, se adequa aos novos contextos de ensino e aprendizagem. Fundamentamo-nos, dentre outros teóricos, em Cosson (2014), Pondé (2011), Girotto e Souza (2010), Pinheiro (2007), Coelho (2000), Solé (1998), Gebara (1997), Goldstein (1994), Zilberman e Magalhães (1987).