BUARQUE E PAES EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA “PASSAREDO” E “RARIDADE”
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Em sala de aula, o trabalho com a leitura de ambos mobilizará recursos sonoros, imagéticos, temáticos e simbólicos, que devem ser associados à relevância social que os textos possuem. Concebemos que a criança leitora exerce um papel fundamental ao longo de todo processo, a ela o texto se oferece e ilustra; o leitor não se constitui, portanto, como um ente-passivo, conforme Zilberman e Magalhães (1987). Como metodologia, foi adotada a perspectiva de Solé (1998) e Girotto e Souza (2010), que apresentam o conhecimento prévio e o questionamento como estratégias de leitura, tais procedimentos fundamentam a proposta que ora apresentamos. Para tanto, vale-se de uma perspectiva sociointeracionista de ensino, pautada na reflexão. Esta abordagem faz emergir junto à poesia, questões como a preservação ambiental e o papel do homem na degradação/proteção da natureza. 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