Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL À ESCRITA CRIATIVA LITERÁRIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: PRODUÇÃO TEXTUAL, ESCRITA CRIATIVA, WATTPAD, LEITURA, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45324
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 2
    "inscrito_id" => 20
    "titulo" => "DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL À ESCRITA CRIATIVA LITERÁRIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo tem por objetivo descrever o resultado do trabalho de escrita criativa literária e a utilização do espaço virtual do wattpad para publicação de contos, desenvolvido na E. E. E. F. José Pinheiro. Este trabalho resultou na criação do blog “Jovens blogueiros da escola José Pinheiro” e no livro de contos “Vá ver o pôr do sol e outros contos”. Neste escola, fizemos um trabalho de leitura crítica, escrita criativa de gêneros textuais/discursivos para desenvolver a habilidade de escrita criativa literária. A escrita criativa do gênero resenha tinha por objetivo desenvolver a leitura e a apreciação crítica de livros lidos para, em seguida, divulga-los no espaço virtual do blog “Jovens blogueiros da Escola José Pinheiro” disponível na internet. Observando o bom produto do trabalho de escrita apreciativa, desenvolvemos o trabalho de escrita criativa literária, que consiste no trabalho de leitura de gêneros literários e produção de fanfics, com objetivo de transformar alunos leitores em alunos escritores. Tomamos como aporte teórico/metodológico as teorias de ensino de texto, de leitura e de escrita na perspectiva de Sercundes (1997), Geraldi (1993) e a análise discursiva de M. Bakhtin (1997) para desenvolver o trabalho em discussão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, ESCRITA CRIATIVA, WATTPAD, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID20_11052018214555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YOLANDA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YOLANDA SILVA"
    "autor_email" => "yolandamariadasilva@yahoo"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45324
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 2
    "inscrito_id" => 20
    "titulo" => "DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL À ESCRITA CRIATIVA LITERÁRIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo tem por objetivo descrever o resultado do trabalho de escrita criativa literária e a utilização do espaço virtual do wattpad para publicação de contos, desenvolvido na E. E. E. F. José Pinheiro. Este trabalho resultou na criação do blog “Jovens blogueiros da escola José Pinheiro” e no livro de contos “Vá ver o pôr do sol e outros contos”. Neste escola, fizemos um trabalho de leitura crítica, escrita criativa de gêneros textuais/discursivos para desenvolver a habilidade de escrita criativa literária. A escrita criativa do gênero resenha tinha por objetivo desenvolver a leitura e a apreciação crítica de livros lidos para, em seguida, divulga-los no espaço virtual do blog “Jovens blogueiros da Escola José Pinheiro” disponível na internet. Observando o bom produto do trabalho de escrita apreciativa, desenvolvemos o trabalho de escrita criativa literária, que consiste no trabalho de leitura de gêneros literários e produção de fanfics, com objetivo de transformar alunos leitores em alunos escritores. Tomamos como aporte teórico/metodológico as teorias de ensino de texto, de leitura e de escrita na perspectiva de Sercundes (1997), Geraldi (1993) e a análise discursiva de M. Bakhtin (1997) para desenvolver o trabalho em discussão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, ESCRITA CRIATIVA, WATTPAD, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID20_11052018214555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YOLANDA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YOLANDA SILVA"
    "autor_email" => "yolandamariadasilva@yahoo"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo descrever o resultado do trabalho de escrita criativa literária e a utilização do espaço virtual do wattpad para publicação de contos, desenvolvido na E. E. E. F. José Pinheiro. Este trabalho resultou na criação do blog “Jovens blogueiros da escola José Pinheiro” e no livro de contos “Vá ver o pôr do sol e outros contos”. Neste escola, fizemos um trabalho de leitura crítica, escrita criativa de gêneros textuais/discursivos para desenvolver a habilidade de escrita criativa literária. A escrita criativa do gênero resenha tinha por objetivo desenvolver a leitura e a apreciação crítica de livros lidos para, em seguida, divulga-los no espaço virtual do blog “Jovens blogueiros da Escola José Pinheiro” disponível na internet. Observando o bom produto do trabalho de escrita apreciativa, desenvolvemos o trabalho de escrita criativa literária, que consiste no trabalho de leitura de gêneros literários e produção de fanfics, com objetivo de transformar alunos leitores em alunos escritores. Tomamos como aporte teórico/metodológico as teorias de ensino de texto, de leitura e de escrita na perspectiva de Sercundes (1997), Geraldi (1993) e a análise discursiva de M. Bakhtin (1997) para desenvolver o trabalho em discussão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.