Mendoza (2002) corrobora com a assertiva de que o texto literário possui características importantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e socioculturais, sendo uma ferramenta de grande valia para o professor e um excelente estímulo para os alunos. A participação discente nas aulas de literatura também pode ser fomentada com o uso das mídias digitais, uma vez que estamos imersos nessa realidade tecnológica. O Instagram foi escolhido por ser, atualmente, uma rede social muito utilizada pelos jovens, pela interatividade diversificada que permite e pelo poder de difusão do universo literário. O presente artigo tem por objetivo propor atividades para as aulas de E/LE envolvendo textos literários centro-americanos e a rede social Instagram como via para o letramento literário. Optamos pela literatura da América Central devido à importância de ampliar nos estudantes os conhecimentos desses países, muitas vezes preteridos, que possuem uma profunda diversidade sociocultural, como expõe Meléndez (2000). A sequência didática básica proposta por Cosson (2016) foi utilizada na metodologia. Tomamos como suporte teórico principal Aragão (2006), Coscarelli e Ribeiro (2014), Cosson (2016, 2017), Imbert et al. (2005), Meléndez (2000), Mendoza (2002, 2007), Tavares, Becher e Franco (2011) e Todorov (2009). Fundamentadas nos estudos desses autores, percebemos a relevância do uso adequado do texto literário e a possibilidade de utilizar-se das novas mídias como meio propulsor dos letramentos literário e crítico, tão necessários para os jovens aprendizes.