Este artigo integra uma pesquisa em andamento para o Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Letras Português e Espanhol, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, cujo objetivo é analisar como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa dos terceiro e quarto ciclos tratam a ilustração no ensino de Literatura Infanto-juvenil. No intuito de fundamentar teoricamente este trabalho, tomamos como base os estudos realizados por Hunt (2010) e Coelho (2000) sobre a crítica à Literatura infantil, os aspectos narrativos da ilustração de Linden (2011) e as perspectivas narrativas de Nikolajeva (2011). Especula-se que o ensino de literatura se detém no texto verbal e que, a partir do início do letramento, a imagem é colocada em segundo plano. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema bem como uma análise crítica dos PCNs quanto ao ensino, reflexão e análises de textos não-verbais. Resultados preliminares apontam para uma maior ênfase ao texto escrito e a menção aos textos não-verbais como jogos de sentidos a serviço do texto verbal. Esta pesquisa mostra que a ilustração na Literatura Infanto-juvenil não é somente um recurso de ampliação de sentidos e de ornamentação da narrativa verbal dos livros, mas que elas tornam-se muitas vezes uma nova narrativa.