Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA OBRA MENINO DE ENGENHO DE JOSÉ LINS DO RÊGO POR ALUNOS E ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Palavra-chaves: JOSÉ LINS, MENINO DE ENGENHO, CULTURA, PATRIARCADO, PATRIARCADO Comunicação Oral (CO) GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula
0 of 0
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45299 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 313 "titulo" => "AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA OBRA MENINO DE ENGENHO DE JOSÉ LINS DO RÊGO POR ALUNOS E ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "Este artigo decorre de reflexões e experiências escolares a partir da leitura obra Menino de Engenho do autor paraibano José Lins do Rêgo, por uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, no Município de João Pessoa. O trabalho constitui um recorte de um projeto incentivado pela Prefeitura de João Pessoa, intitulado “Ano Cultural”, cujo objetivo principal é homenagear personalidades paraibanas que se destacam ou destacaram-se no cenário cultural brasileiro. O enredo do livro é marcado por uma estrutura social patriarcal, típica do período colonial escravocrata, onde a figura masculina autoritária constitui um traço determinante nas relações sociais que se estabelecem na narrativa de José Lins, denunciando a violência como um componente naturalizado no discurso e na sociabilidade da cultura nordestina. Desta forma, o trabalho teve como objetivo oportunizar uma experiência literária que propiciasse reflexões, de modo a ampliar percepções acerca das relações de gênero que permeiam a trama da obra, analisando as marcas do patriarcado presentes no contexto histórico e social que caracterizam o romance. As contribuições teóricas que embasaram as discussões foram: Albuquerque júnior (1999), Scholz (1996), Scott (2005), Rohden (2006); Moreno (1999); Coutinho (2000), Moreira e Candau (2013), entre outros. A partir das atividades de leitura, debates, apresentações orais e uma encenação de teatro, os alunos puderam refletir, expor suas opiniões e resignificar práticas da cultura nordestina narradas por José Lins do Rêgo, correlacionando-as com seus cotidianos e ampliando seu conhecimento acerca das relações de poder que segregam os gêneros e naturalizam formas de relacionamentos abusivos e violentos. Acreditamos que trabalhos como esse contribuam para despertar o sentimento de luta contra a violência presente nas sociedades patriarcais, que escravizam e reduzem homens e mulheres a estereótipos, impedindo construções identitárias e formas de relacionamentos mais livres e heterogêneos.Este artigo decorre de reflexões e experiências escolares a partir da leitura obra Menino de Engenho do autor paraibano José Lins do Rêgo, por uma turma de 9º a" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula" "palavra_chave" => "JOSÉ LINS, MENINO DE ENGENHO, CULTURA, PATRIARCADO, PATRIARCADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA12_ID313_22072018190957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYSE DE SOUTO SILVA" "autor_nome_curto" => "TAYSE" "autor_email" => "taysebiologia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45299 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 313 "titulo" => "AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA OBRA MENINO DE ENGENHO DE JOSÉ LINS DO RÊGO POR ALUNOS E ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "Este artigo decorre de reflexões e experiências escolares a partir da leitura obra Menino de Engenho do autor paraibano José Lins do Rêgo, por uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, no Município de João Pessoa. O trabalho constitui um recorte de um projeto incentivado pela Prefeitura de João Pessoa, intitulado “Ano Cultural”, cujo objetivo principal é homenagear personalidades paraibanas que se destacam ou destacaram-se no cenário cultural brasileiro. O enredo do livro é marcado por uma estrutura social patriarcal, típica do período colonial escravocrata, onde a figura masculina autoritária constitui um traço determinante nas relações sociais que se estabelecem na narrativa de José Lins, denunciando a violência como um componente naturalizado no discurso e na sociabilidade da cultura nordestina. Desta forma, o trabalho teve como objetivo oportunizar uma experiência literária que propiciasse reflexões, de modo a ampliar percepções acerca das relações de gênero que permeiam a trama da obra, analisando as marcas do patriarcado presentes no contexto histórico e social que caracterizam o romance. As contribuições teóricas que embasaram as discussões foram: Albuquerque júnior (1999), Scholz (1996), Scott (2005), Rohden (2006); Moreno (1999); Coutinho (2000), Moreira e Candau (2013), entre outros. A partir das atividades de leitura, debates, apresentações orais e uma encenação de teatro, os alunos puderam refletir, expor suas opiniões e resignificar práticas da cultura nordestina narradas por José Lins do Rêgo, correlacionando-as com seus cotidianos e ampliando seu conhecimento acerca das relações de poder que segregam os gêneros e naturalizam formas de relacionamentos abusivos e violentos. Acreditamos que trabalhos como esse contribuam para despertar o sentimento de luta contra a violência presente nas sociedades patriarcais, que escravizam e reduzem homens e mulheres a estereótipos, impedindo construções identitárias e formas de relacionamentos mais livres e heterogêneos.Este artigo decorre de reflexões e experiências escolares a partir da leitura obra Menino de Engenho do autor paraibano José Lins do Rêgo, por uma turma de 9º a" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Literatura e estudos de Gênero: reflexões de (e para) a sala de aula" "palavra_chave" => "JOSÉ LINS, MENINO DE ENGENHO, CULTURA, PATRIARCADO, PATRIARCADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA12_ID313_22072018190957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYSE DE SOUTO SILVA" "autor_nome_curto" => "TAYSE" "autor_email" => "taysebiologia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo decorre de reflexões e experiências escolares a partir da leitura obra Menino de Engenho do autor paraibano José Lins do Rêgo, por uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, no Município de João Pessoa. O trabalho constitui um recorte de um projeto incentivado pela Prefeitura de João Pessoa, intitulado “Ano Cultural”, cujo objetivo principal é homenagear personalidades paraibanas que se destacam ou destacaram-se no cenário cultural brasileiro. O enredo do livro é marcado por uma estrutura social patriarcal, típica do período colonial escravocrata, onde a figura masculina autoritária constitui um traço determinante nas relações sociais que se estabelecem na narrativa de José Lins, denunciando a violência como um componente naturalizado no discurso e na sociabilidade da cultura nordestina. Desta forma, o trabalho teve como objetivo oportunizar uma experiência literária que propiciasse reflexões, de modo a ampliar percepções acerca das relações de gênero que permeiam a trama da obra, analisando as marcas do patriarcado presentes no contexto histórico e social que caracterizam o romance. As contribuições teóricas que embasaram as discussões foram: Albuquerque júnior (1999), Scholz (1996), Scott (2005), Rohden (2006); Moreno (1999); Coutinho (2000), Moreira e Candau (2013), entre outros. A partir das atividades de leitura, debates, apresentações orais e uma encenação de teatro, os alunos puderam refletir, expor suas opiniões e resignificar práticas da cultura nordestina narradas por José Lins do Rêgo, correlacionando-as com seus cotidianos e ampliando seu conhecimento acerca das relações de poder que segregam os gêneros e naturalizam formas de relacionamentos abusivos e violentos. Acreditamos que trabalhos como esse contribuam para despertar o sentimento de luta contra a violência presente nas sociedades patriarcais, que escravizam e reduzem homens e mulheres a estereótipos, impedindo construções identitárias e formas de relacionamentos mais livres e heterogêneos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.