REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DO GÊNERO CONTO EM MATERIAIS DIDÁTICOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45438 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DO GÊNERO CONTO EM MATERIAIS DIDÁTICOS" "resumo" => "Ao longo da história, o trabalho com a literatura em sala de aula foi sendo alterado conforme os objetivos e necessidades do homem e do ensino. Embora muitos estudos tenham sido feitos acerca da importância do ensino de literatura dissociado do uso do texto, em sala, como pretexto para o ensino da gramática, a abordagem literária ainda deixa a desejar, especialmente nos livros didáticos. A partir disso e entendendo o gênero conto como um pertinente instrumento no processo de formação leitora do aluno, a fim de ampliar seu grau de letramento literário, objetivo analisar o tratamento do gênero em uma coleção de livros didáticos do ensino médio, intitulada Português: contexto, interlocução e sentido (ABAURRE, 2008), associando essa abordagem às orientações dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Como fundamentação, utilizo os pressupostos de Cosson (2014), Bosi (2012), Gotlib (1988) e outros estudiosos. A metodologia está pautada na análise qualitativa dos livros didáticos. Os resultados deste estudo de caso indicam que a abordagem do conto literário nos materiais didáticos ainda é superficial, de modo que não se explora a sua potencialidade na formação do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "CONTO, LIVRO DIDÁTICO, LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO LEITORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA14_ID223_21072018212716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ROBERTO GONÇALVES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "CARLOS ROBERTO" "autor_email" => "carlos198865@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45438 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DO GÊNERO CONTO EM MATERIAIS DIDÁTICOS" "resumo" => "Ao longo da história, o trabalho com a literatura em sala de aula foi sendo alterado conforme os objetivos e necessidades do homem e do ensino. Embora muitos estudos tenham sido feitos acerca da importância do ensino de literatura dissociado do uso do texto, em sala, como pretexto para o ensino da gramática, a abordagem literária ainda deixa a desejar, especialmente nos livros didáticos. A partir disso e entendendo o gênero conto como um pertinente instrumento no processo de formação leitora do aluno, a fim de ampliar seu grau de letramento literário, objetivo analisar o tratamento do gênero em uma coleção de livros didáticos do ensino médio, intitulada Português: contexto, interlocução e sentido (ABAURRE, 2008), associando essa abordagem às orientações dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Como fundamentação, utilizo os pressupostos de Cosson (2014), Bosi (2012), Gotlib (1988) e outros estudiosos. A metodologia está pautada na análise qualitativa dos livros didáticos. Os resultados deste estudo de caso indicam que a abordagem do conto literário nos materiais didáticos ainda é superficial, de modo que não se explora a sua potencialidade na formação do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "CONTO, LIVRO DIDÁTICO, LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO LEITORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA14_ID223_21072018212716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ROBERTO GONÇALVES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "CARLOS ROBERTO" "autor_email" => "carlos198865@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }