Ao longo da história, o trabalho com a literatura em sala de aula foi sendo alterado conforme os objetivos e necessidades do homem e do ensino. Embora muitos estudos tenham sido feitos acerca da importância do ensino de literatura dissociado do uso do texto, em sala, como pretexto para o ensino da gramática, a abordagem literária ainda deixa a desejar, especialmente nos livros didáticos. A partir disso e entendendo o gênero conto como um pertinente instrumento no processo de formação leitora do aluno, a fim de ampliar seu grau de letramento literário, objetivo analisar o tratamento do gênero em uma coleção de livros didáticos do ensino médio, intitulada Português: contexto, interlocução e sentido (ABAURRE, 2008), associando essa abordagem às orientações dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Como fundamentação, utilizo os pressupostos de Cosson (2014), Bosi (2012), Gotlib (1988) e outros estudiosos. A metodologia está pautada na análise qualitativa dos livros didáticos. Os resultados deste estudo de caso indicam que a abordagem do conto literário nos materiais didáticos ainda é superficial, de modo que não se explora a sua potencialidade na formação do aluno.