Este artigo é resultado da realização de uma proposta de leitura a obra “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, projeto este realizado numa turma de 1º Ano, na Escola de ensino Público de Sumé -PB, tendo como objetivo o de proporcionar aos educandos uma vivência com a leitura literária, oportunizando aos alunos uma experiência divertida e gratificante de imaginarem, viajarem. A presente obra abraça a ideia do pensamento crítico e reflexivo, contribuindo desse modo, para a formação capaz de proporcionar uma formação crítica e reflexiva, ao mesmo tempo apresentar uma sugestão de trabalho com a obra e, além disso, ressaltar o papel do educador que é o de propiciar aos alunos o encontro com o texto literário, criando condições pedagógicas para que estes possam descobrir toda a riqueza e o encanto da literatura, através das imagens simbólicas, e da expressão da linguagem figurada e etc. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho deu-se a partir da realização da proposta de leitura em sala de aula, por meio de ilustrações, de encenações, reconto coletivo da história. Dessa forma, a presente pesquisa ressalta a importância da leitura para a formação de um leitor crítico e sensível, por isso é relevante que a literatura seja prestigiada em sala de aula, pois para formamos leitores é necessário que o hábito de leitura seja cultivado no ambiente escolar desde da Educação Básica. Teremos como base teórica Mello (2004) Santos (2004) Pinheiro (2005) Colomer (2007) Martins (2006) e Meireles (2002).