O CORDEL EM SALA DE AULA COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO DE APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45398 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 265 "titulo" => "O CORDEL EM SALA DE AULA COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO DE APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS" "resumo" => "Tendo a escola como espaço no qual os alunos podem ter acesso ao ensino e desenvolverem, entre outras habilidades, suas competências de leitura, se faz necessário repensar as práticas educativas e estratégias de ensino de modo a contribuir com o aprendizado dos educandos. Percebe-se que há uma carência de trabalho com a oralidade nas aulas, por se deterem mais à escrita. Partindo disso, o presente trabalho tem como objetivo discutir e apresentar como proposta didático-pedagógica a utilização da literatura de cordel como meio de aprimoramento da oralidade dos alunos. Realizou-se uma pesquisa teórica embasada sobretudo em Zumthor (1993) e Pinheiro (2007). Entendendo a importância da comunicação verbal para os sujeitos na sociedade, acreditamos que o cordel é uma das possibilidades que permitem aprimorar esse tipo de trabalho em sala de aula, por ser uma literatura que favorece a leitura audível, já que se originou da oralidade, através dos versos cantados ou recitados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "CORDEL, ORALIDADE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID265_23072018235211.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN SEVERO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NATAN" "autor_email" => "natansb.letras@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45398 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 265 "titulo" => "O CORDEL EM SALA DE AULA COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO DE APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS" "resumo" => "Tendo a escola como espaço no qual os alunos podem ter acesso ao ensino e desenvolverem, entre outras habilidades, suas competências de leitura, se faz necessário repensar as práticas educativas e estratégias de ensino de modo a contribuir com o aprendizado dos educandos. Percebe-se que há uma carência de trabalho com a oralidade nas aulas, por se deterem mais à escrita. Partindo disso, o presente trabalho tem como objetivo discutir e apresentar como proposta didático-pedagógica a utilização da literatura de cordel como meio de aprimoramento da oralidade dos alunos. Realizou-se uma pesquisa teórica embasada sobretudo em Zumthor (1993) e Pinheiro (2007). Entendendo a importância da comunicação verbal para os sujeitos na sociedade, acreditamos que o cordel é uma das possibilidades que permitem aprimorar esse tipo de trabalho em sala de aula, por ser uma literatura que favorece a leitura audível, já que se originou da oralidade, através dos versos cantados ou recitados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino" "palavra_chave" => "CORDEL, ORALIDADE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID265_23072018235211.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN SEVERO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NATAN" "autor_email" => "natansb.letras@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }