MEU VIZINHO É UM CÃO: DO TEXTO LITERÁRIO AO ENSINO DE ESTRATÉGIA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45216 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 413 "titulo" => "MEU VIZINHO É UM CÃO: DO TEXTO LITERÁRIO AO ENSINO DE ESTRATÉGIA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR" "resumo" => "Resumo: Sabendo da importância que a literatura infantil possui no desenvolvimento dos repertórios intelectuais, imaginárias, estéticas e sobretudo na ampliação de mundo da criança pequena, a qual encontrasse em processo de aquisição do código escrito e consequentemente nas suas primeiras experiências leituras, buscaremos neste artigo realizará uma breve discussão a respeito da literatura Infantil como parte essencial na formação leitora da criança, destacamos ainda, a importância que as estratégias de leitura possui na formação do pequeno leitor. Para tanto, apresentaremos a relevância do papel do mediador neste processo de aquisição e formação. Como objeto de investigação apresentaremos a análise do livro Meu vizinho é um cão (2010), de autoria da Isabel Minhõs Martins e ilustrações de Madalena Matoso. O enredo acontece em torno de um prédio, lugar sossegado, mas, de uma hora para outra, começam a chegar novos moradores, todos animais, de diferentes espécie. A história é narrada por uma simpática garotinha também moradora do prédio, a mesma se encanta com os novos vizinhos, no entanto, seus pais acham os novos moradores bastante esquisitos e acabam se mudando para um novo lugar. A narrativa se estabelece a partir das diferenças e do respeito ao próximo. O enredo é ampliado pela ilustração de forma lúdica, que além de prender a atenção do leitor pelo uso de cores intensas, exige uma atenção para compreensão do desfecho da narrativa. Apresentaremos, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de Girotto e Souza (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor. Para fundamentação utilizaremos Aguiar (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, Cademartori (2010), Tinoco e Sterphani (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITOR, MEDIADOR, ESTRATÉGIA DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID413_23072018194631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RISONEIDE" "autor_email" => "risoneideribeiroufcg@hotm" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45216 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 413 "titulo" => "MEU VIZINHO É UM CÃO: DO TEXTO LITERÁRIO AO ENSINO DE ESTRATÉGIA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR" "resumo" => "Resumo: Sabendo da importância que a literatura infantil possui no desenvolvimento dos repertórios intelectuais, imaginárias, estéticas e sobretudo na ampliação de mundo da criança pequena, a qual encontrasse em processo de aquisição do código escrito e consequentemente nas suas primeiras experiências leituras, buscaremos neste artigo realizará uma breve discussão a respeito da literatura Infantil como parte essencial na formação leitora da criança, destacamos ainda, a importância que as estratégias de leitura possui na formação do pequeno leitor. Para tanto, apresentaremos a relevância do papel do mediador neste processo de aquisição e formação. Como objeto de investigação apresentaremos a análise do livro Meu vizinho é um cão (2010), de autoria da Isabel Minhõs Martins e ilustrações de Madalena Matoso. O enredo acontece em torno de um prédio, lugar sossegado, mas, de uma hora para outra, começam a chegar novos moradores, todos animais, de diferentes espécie. A história é narrada por uma simpática garotinha também moradora do prédio, a mesma se encanta com os novos vizinhos, no entanto, seus pais acham os novos moradores bastante esquisitos e acabam se mudando para um novo lugar. A narrativa se estabelece a partir das diferenças e do respeito ao próximo. O enredo é ampliado pela ilustração de forma lúdica, que além de prender a atenção do leitor pelo uso de cores intensas, exige uma atenção para compreensão do desfecho da narrativa. Apresentaremos, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de Girotto e Souza (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor. Para fundamentação utilizaremos Aguiar (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, Cademartori (2010), Tinoco e Sterphani (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITOR, MEDIADOR, ESTRATÉGIA DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID413_23072018194631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RISONEIDE" "autor_email" => "risoneideribeiroufcg@hotm" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }