Resumo: Sabendo da importância que a literatura infantil possui no desenvolvimento dos repertórios intelectuais, imaginárias, estéticas e sobretudo na ampliação de mundo da criança pequena, a qual encontrasse em processo de aquisição do código escrito e consequentemente nas suas primeiras experiências leituras, buscaremos neste artigo realizará uma breve discussão a respeito da literatura Infantil como parte essencial na formação leitora da criança, destacamos ainda, a importância que as estratégias de leitura possui na formação do pequeno leitor. Para tanto, apresentaremos a relevância do papel do mediador neste processo de aquisição e formação. Como objeto de investigação apresentaremos a análise do livro Meu vizinho é um cão (2010), de autoria da Isabel Minhõs Martins e ilustrações de Madalena Matoso. O enredo acontece em torno de um prédio, lugar sossegado, mas, de uma hora para outra, começam a chegar novos moradores, todos animais, de diferentes espécie. A história é narrada por uma simpática garotinha também moradora do prédio, a mesma se encanta com os novos vizinhos, no entanto, seus pais acham os novos moradores bastante esquisitos e acabam se mudando para um novo lugar. A narrativa se estabelece a partir das diferenças e do respeito ao próximo. O enredo é ampliado pela ilustração de forma lúdica, que além de prender a atenção do leitor pelo uso de cores intensas, exige uma atenção para compreensão do desfecho da narrativa. Apresentaremos, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de Girotto e Souza (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor. Para fundamentação utilizaremos Aguiar (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, Cademartori (2010), Tinoco e Sterphani (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros.