Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

MEU VIZINHO É UM CÃO: DO TEXTO LITERÁRIO AO ENSINO DE ESTRATÉGIA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, LEITOR, MEDIADOR, ESTRATÉGIA DE LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45216
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 413
    "titulo" => "MEU VIZINHO É UM CÃO: DO TEXTO LITERÁRIO AO ENSINO DE ESTRATÉGIA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR"
    "resumo" => "Resumo: Sabendo da importância que a literatura infantil possui no desenvolvimento dos repertórios intelectuais, imaginárias, estéticas e sobretudo na ampliação de mundo da criança pequena, a qual encontrasse em processo de aquisição do código escrito e consequentemente nas suas primeiras experiências leituras, buscaremos neste artigo realizará uma breve discussão a respeito da literatura Infantil como parte essencial na formação leitora da criança, destacamos ainda, a importância que as estratégias de leitura possui na formação do pequeno leitor. Para tanto, apresentaremos a relevância do papel do mediador neste processo de aquisição e formação. Como objeto de investigação apresentaremos a análise do livro Meu vizinho é um cão (2010), de autoria da Isabel Minhõs Martins e ilustrações de Madalena Matoso. O enredo acontece em torno de um prédio, lugar sossegado, mas, de uma hora para outra, começam a chegar novos moradores, todos animais, de diferentes espécie. A história é narrada por uma simpática garotinha também moradora do prédio, a mesma se encanta com os novos vizinhos, no entanto, seus pais acham os novos moradores bastante esquisitos e acabam se mudando para um novo lugar. A narrativa se estabelece a partir das diferenças e do respeito ao próximo. O enredo é ampliado pela ilustração de forma lúdica, que além de prender a atenção do leitor pelo uso de cores intensas, exige uma atenção para compreensão do desfecho da narrativa. Apresentaremos, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de Girotto e Souza (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor. Para fundamentação utilizaremos Aguiar (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, Cademartori (2010), Tinoco e Sterphani (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITOR, MEDIADOR, ESTRATÉGIA DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID413_23072018194631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RISONEIDE"
    "autor_email" => "risoneideribeiroufcg@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45216
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 413
    "titulo" => "MEU VIZINHO É UM CÃO: DO TEXTO LITERÁRIO AO ENSINO DE ESTRATÉGIA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR"
    "resumo" => "Resumo: Sabendo da importância que a literatura infantil possui no desenvolvimento dos repertórios intelectuais, imaginárias, estéticas e sobretudo na ampliação de mundo da criança pequena, a qual encontrasse em processo de aquisição do código escrito e consequentemente nas suas primeiras experiências leituras, buscaremos neste artigo realizará uma breve discussão a respeito da literatura Infantil como parte essencial na formação leitora da criança, destacamos ainda, a importância que as estratégias de leitura possui na formação do pequeno leitor. Para tanto, apresentaremos a relevância do papel do mediador neste processo de aquisição e formação. Como objeto de investigação apresentaremos a análise do livro Meu vizinho é um cão (2010), de autoria da Isabel Minhõs Martins e ilustrações de Madalena Matoso. O enredo acontece em torno de um prédio, lugar sossegado, mas, de uma hora para outra, começam a chegar novos moradores, todos animais, de diferentes espécie. A história é narrada por uma simpática garotinha também moradora do prédio, a mesma se encanta com os novos vizinhos, no entanto, seus pais acham os novos moradores bastante esquisitos e acabam se mudando para um novo lugar. A narrativa se estabelece a partir das diferenças e do respeito ao próximo. O enredo é ampliado pela ilustração de forma lúdica, que além de prender a atenção do leitor pelo uso de cores intensas, exige uma atenção para compreensão do desfecho da narrativa. Apresentaremos, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de Girotto e Souza (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor. Para fundamentação utilizaremos Aguiar (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, Cademartori (2010), Tinoco e Sterphani (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITOR, MEDIADOR, ESTRATÉGIA DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID413_23072018194631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RISONEIDE"
    "autor_email" => "risoneideribeiroufcg@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: Sabendo da importância que a literatura infantil possui no desenvolvimento dos repertórios intelectuais, imaginárias, estéticas e sobretudo na ampliação de mundo da criança pequena, a qual encontrasse em processo de aquisição do código escrito e consequentemente nas suas primeiras experiências leituras, buscaremos neste artigo realizará uma breve discussão a respeito da literatura Infantil como parte essencial na formação leitora da criança, destacamos ainda, a importância que as estratégias de leitura possui na formação do pequeno leitor. Para tanto, apresentaremos a relevância do papel do mediador neste processo de aquisição e formação. Como objeto de investigação apresentaremos a análise do livro Meu vizinho é um cão (2010), de autoria da Isabel Minhõs Martins e ilustrações de Madalena Matoso. O enredo acontece em torno de um prédio, lugar sossegado, mas, de uma hora para outra, começam a chegar novos moradores, todos animais, de diferentes espécie. A história é narrada por uma simpática garotinha também moradora do prédio, a mesma se encanta com os novos vizinhos, no entanto, seus pais acham os novos moradores bastante esquisitos e acabam se mudando para um novo lugar. A narrativa se estabelece a partir das diferenças e do respeito ao próximo. O enredo é ampliado pela ilustração de forma lúdica, que além de prender a atenção do leitor pelo uso de cores intensas, exige uma atenção para compreensão do desfecho da narrativa. Apresentaremos, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de Girotto e Souza (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor. Para fundamentação utilizaremos Aguiar (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, Cademartori (2010), Tinoco e Sterphani (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.