Para a realização de uma leitura exige-se que o indivíduo seja alfabetizado, entretanto para tornar-se leitor literário é necessário o cultivo do hábito leitor, que deve ser fomentado principalmente na Escola, por ser a mais importante agência de letramento. A compreensão da leitura de um texto está intimamente relacionada com a ativação do intertexto leitor para que o mesmo consiga entender e interpretar aquilo que está lendo. Os conhecimentos prévios do leitor e, consequentemente, a compreensão leitora pode ser facilitada quando há, por parte do leitor, uma identificação leitora/literária, contextual, histórica e cultural . Assim, (re)conhecer-se como leitor, identificar-se com aquilo que está lendo é um dos primeiros passos para a criação do hábito de ler literatura, e consequentemente, da formação do leitor literário. Esse hábito leitor, na contemporaneidade, vem dividindo espaço com inúmeras possibilidades de fruição, por isso tornando-se imprescindível considerar as experiências do leitor e proporcionar, em contexto escolar, leituras que possam ser dialógicas com seu contexto, possibilitando que a leitura vá além da compreensão textual, mas que vincule linguagem e realidade para que haja a leitura de mundo, conforme defende Freire (2011). A partir dessa reflexão, pretende-se nesse trabalho discutir sobre a importância da escolarização da literatura regional para fomento do letramento literário e letramento cultural de alunos do 1º ano do ensino médio. Adota-se como referencial teórico as contribuições de Candido (1995), Mendoza Fillola (1998; 1999; 2001; 2003; 2004), Soares (2004; 2006), Kleiman (2005), Aragão (2006), Todorov (2010), Paulino (2010) e Cosson (2014a; 2014b) e Street (2014). Nesse trabalho, um recorte da dissertação, vinculado ao GPLEER – Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)Leitura do mundo da Universidade Estadual do Ceará – UECE, discutem-se questões teóricas relacionadas ao estudo em andamento, sobretudo no que se refere à formação de leitores, letramento literário e letramento cultural em ambiente escolar. Os resultados parciais apontam que as experiências literárias com obras regionais fomentam o processo fértil de identificação e interação entre leitor-texto-contexto, contribuindo para o processo de formação de leitores e para o fomento de multiletramentos em contexto escolar.