Trata-se de um estudo sobre a relação entre a Literatura e a Música, adotando como principais corpus para análise o primeiro movimento das Quatro Estações - A primavera, de Antonio Vivaldi, e o conto, de Machado de Assis, intitulado Trio em Lá Menor. Esta relação é tão antiga quanto à existência dessas duas artes e se estabelece de formas múltiplas: a concepção de música dos gregos, na tragédia, tinha a função de tornar a poesia perceptível; a poesia medieval (cantigas de maldizer, de amor, de amigo e de escárnio) era cantada pelo trovador, que perambulava, de lugar em lugar, com seu alaúde. Muitos compositores adotaram e adotam a Literatura como fonte de inspiração ou como parte integrante de suas obras e, da mesma maneira, escritores definem a Música como tema de seus trabalhos, entre outras situações. Sendo assim, o objetivo do trabalho é investigar como acontece a inter-relação entre a Literatura e a Música em termos gerais; em um concerto (A Primavera), que, convencionalmente, não conta com a utilização da palavra, mas que, neste caso, o compositor utiliza um soneto; e em um conto de Machado de Assis cuja estrutura é de um trio (peça musical). Para atingir nosso intento, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, textos teóricos e a análise crítica de obras literária e musical. Ao final, chegamos à conclusão de que Machado de Assis alcançou o seu objetivo de compor um Trio, mas, em Vivaldi, a nossa análise deixa clara a impossibilidade da música instrumental representar um texto poético. Além disto, constatamos que a inter-relação entre Literatura e Música não acontece apenas pelo fato destas artes possuírem o estético como primeiro plano, mas também por terem como elemento estruturador o som.