Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

DORIAN GRAY E SEU DUPLO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FANTÁSTICO EM OSCAR WILDE

"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4458
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 843
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "DORIAN GRAY E SEU DUPLO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FANTÁSTICO EM OSCAR WILDE"
    "resumo" => "O motivo do duplo é um dos mais fascinantes da literatura fantástica. Através dele, o leitor observa o confronto perturbador entre uma personagem e outra face de si mesma. O romance O retrato de Dorian Gray, do escritor irlandês Oscar Wilde, converge para o motivo do duplo na relação conflituosa que se estabelece entre Dorian Gray e o retrato com o qual é presenteado no auge de sua juventude. Inexplicavelmente, o modelo continua a exibir, por anos a fio, o frescor de sua adolescência, enquanto a imagem na tela passa a sofrer as consequências físicas de todos os maus atos por ele praticados ao longo da vida. O verdadeiro Dorian Gray, aquele que ninguém vê, o vilão assassino, frio e perverso que está impresso no retrato, não pode ser simplesmente ignorado pelo homem que exibe uma beleza eterna: estebelece-se, desta forma, o conflito fatal entre Dorian Gray e seu duplo. Nesse trabalho, destacaremos a presença do fantástico no citado romance, através do motivo do duplo. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de caráter bibliográfico, em que se destacam, como aporte teórico, os estudos de Freud (1996) e Todorov (2008)."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_695_4c1179352b131c8e609594f6044ea9ce.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELLEM SOUZA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELLEM MACIEL"
    "autor_email" => "ellemmaciel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4458
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 843
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "DORIAN GRAY E SEU DUPLO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FANTÁSTICO EM OSCAR WILDE"
    "resumo" => "O motivo do duplo é um dos mais fascinantes da literatura fantástica. Através dele, o leitor observa o confronto perturbador entre uma personagem e outra face de si mesma. O romance O retrato de Dorian Gray, do escritor irlandês Oscar Wilde, converge para o motivo do duplo na relação conflituosa que se estabelece entre Dorian Gray e o retrato com o qual é presenteado no auge de sua juventude. Inexplicavelmente, o modelo continua a exibir, por anos a fio, o frescor de sua adolescência, enquanto a imagem na tela passa a sofrer as consequências físicas de todos os maus atos por ele praticados ao longo da vida. O verdadeiro Dorian Gray, aquele que ninguém vê, o vilão assassino, frio e perverso que está impresso no retrato, não pode ser simplesmente ignorado pelo homem que exibe uma beleza eterna: estebelece-se, desta forma, o conflito fatal entre Dorian Gray e seu duplo. Nesse trabalho, destacaremos a presença do fantástico no citado romance, através do motivo do duplo. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de caráter bibliográfico, em que se destacam, como aporte teórico, os estudos de Freud (1996) e Todorov (2008)."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_695_4c1179352b131c8e609594f6044ea9ce.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELLEM SOUZA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELLEM MACIEL"
    "autor_email" => "ellemmaciel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

O motivo do duplo é um dos mais fascinantes da literatura fantástica. Através dele, o leitor observa o confronto perturbador entre uma personagem e outra face de si mesma. O romance O retrato de Dorian Gray, do escritor irlandês Oscar Wilde, converge para o motivo do duplo na relação conflituosa que se estabelece entre Dorian Gray e o retrato com o qual é presenteado no auge de sua juventude. Inexplicavelmente, o modelo continua a exibir, por anos a fio, o frescor de sua adolescência, enquanto a imagem na tela passa a sofrer as consequências físicas de todos os maus atos por ele praticados ao longo da vida. O verdadeiro Dorian Gray, aquele que ninguém vê, o vilão assassino, frio e perverso que está impresso no retrato, não pode ser simplesmente ignorado pelo homem que exibe uma beleza eterna: estebelece-se, desta forma, o conflito fatal entre Dorian Gray e seu duplo. Nesse trabalho, destacaremos a presença do fantástico no citado romance, através do motivo do duplo. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de caráter bibliográfico, em que se destacam, como aporte teórico, os estudos de Freud (1996) e Todorov (2008).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.