O IMPACTO DA INTERNET NA DIFUSÃO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA AFRO-BRASILEIRA Profª Drª Maria Carolina de Godoy (UEL/UFRJ)Este trabalho propõe-se a refletir sobre a importância da difusão da produção literária afro-brasileira na internet e o impacto desse meio para não só tornar as obras e seus respectivos escritores conhecidos do público, como também para que a voz desses autores ocupe o espaço artístico-literário nem sempre (con)cedido pelo mercado editorial impresso. A escritora Ana Maria Gonçalves, autora de Um defeito de cor (2006) diz que deve à blogosfera o incentivo de leitores e amigos para escrever e, posteriormente, a publicação de seu livro pela editora Record, acrescentando: “isso me leva a crer que não temos a real ideia do tamanho e da importância da influência dessa fantástica ferramenta”. Ao ser indagado via facebook sobre a importância da divulgação digital para seu trabalho, o autor paraense Carlos Correia Santos respondeu: “o meio digital tem sido fundamental para a mais ampla divulgação da minha obra e dos meus fazeres culturais. É através das minhas mídias sociais que mantenho contato com os leitores, com os fãs, exercito formas novas de escrita. O meio digital me trouxe também parcerias preciosas como a que resultou no grupo TR3S, trio de saraus nacionais do qual faço parte na companhia do pernambucano Sidney Niceas e do paranaense Carlos Cantari. É através das mídias sociais que decidimos nossos roteiros, formatamos nossos projetos e fazemos nossas trocas culturais.” O que é necessário para que essa produção não fique restrita a pequenos grupos de leitores e possa expandir-se para outros espaços? A difusão dessas obras e sua inserção nos espaços escolares e acadêmicos ainda depende exclusivamente da publicação impressa? Como se constrói a identidade de escritor ou escritora afrodescendente no espaço digital? Essas e outras questões permeiam essa pesquisa dos processos de escrita e reconhecimento da literatura afro-brasileira partindo-se de reflexões de teóricos e críticos do campo dos estudos da literatura como Eduardo de Assis Duarte, do espaço digital como Néstor García Canclini.Palavras-chave: literatura afro-brasileira, mídias.