SOBRINHO, Alexandre Lúcio. Os intertextos do fausto de aleksander sokurov. Anais ABRALIC Internacional... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4154>. Acesso em: 07/11/2024 09:58
Relacionarei o filme Fausto, de Aleksander Sokurov, com os textos Fausto, de Goethe (1749-1832), e Doutor Fausto, de Thomas Mann (1875-1955), pois, embora a referência mais direta do filme seja ao texto de Goethe, vários elementos e temas indicam a presença da ética e da estética de Thomas Mann. Pretendo, além disso, evidenciar que, a partir de uma interpretação livre, Sokurov pôs em relevo, não só os aspectos poético-literários, mas também incluiu e destacou impressionantes imagens pictóricas, que são mais que meras indicações intertextuais com a pintura de grandes mestres; a saber: Herri Met de Bless, David Teniers, Bosch e Rembrandt; e, com isso, com o recurso da imagem e do discurso cinematográfico, destacou as antíteses dos estados de alma, que oscilam, no filme, entre o grotesco e o sublime, o belo e o bizarro, o iluminado e o sombrio, o prazer e a dor, a fé e a ciência, a ordem e o caos, a humildade e a arrogância, apenas para citar alguns, presentes no poema trágico de Goethe e no romance de Thomas Mann.