O FLUXO DE CONSCIÊNCIA E O MONÓLOGO INTERIOR NO CONTO “OS LAÇOS DE FAMÍLIA” DE CLARICE LISPECTOR.
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4292 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 1004 "titulo" => "O FLUXO DE CONSCIÊNCIA E O MONÓLOGO INTERIOR NO CONTO “OS LAÇOS DE FAMÍLIA” DE CLARICE LISPECTOR." "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de investigar como se dá a utilização dos recursos do fluxo de consciência e do monólogo interior no conto “Os laços de família”, de Clarice Lispector. Para que essa tarefa seja cumprida será realizada uma contextualização histórica e crítica a respeito dos dois recursos em questão, passando especialmente pela larga utilização que deles foi feita por alguns autores do século XX (como Marcel Proust, Virginia Woolf e William Faulkner) bem como um breve histórico do livro onde o conto foi incluído (no caso, Laços de Família, publicado em 1960) e da sua autora, considerada uma das vozes femininas mais relevantes de nossa literatura. Esses dois momentos distintos convergirão ao final do presente trabalho, quando os conceitos de fluxo de consciência e monólogo interior serão aplicados ao conto de Clarice Lispector, sem a pretensão de submeter a escrita clariceana a esses dois recursos como únicas perspectivas válidas para a interpretação do conto em questão, mas sim evidenciando a importância que estes dois mecanismos narrativos possuem para o estilo da autora (no que diz respeito a construção de personagens, desenvolvimento da narrativa e construção temporal) e, consequentemente, para sua obra ficcional. Para tanto serão utilizados dois grandes conhecedores da obra de Clarice Lispector: Benedito Nunes, em especial os livros O tempo na narrativa (em que aborda questões referentes ao fluxo de consciência e ao monólogo interior) e O drama da linguagem, sendo este último inteiramente dedicado à obra da autora; e Nádia Batella Gotlib, de quem se utilizará os livros Teoria do conto, por seu aprofundamento a respeito da forma do conto enquanto gênero literário (gênero do qual o texto analisado neste trabalho faz parte) e Clarice: uma vida que se conta, biografia sobre Clarice Lispector que também levanta questões relevantes a respeito do estilo e da obra da autora." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1004_a37453eda0b3f096b4feb97aa47da656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE BRUNO SILVA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "FELIPE CRUZ" "autor_email" => "felipento.cruz401@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4292 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 1004 "titulo" => "O FLUXO DE CONSCIÊNCIA E O MONÓLOGO INTERIOR NO CONTO “OS LAÇOS DE FAMÍLIA” DE CLARICE LISPECTOR." "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de investigar como se dá a utilização dos recursos do fluxo de consciência e do monólogo interior no conto “Os laços de família”, de Clarice Lispector. Para que essa tarefa seja cumprida será realizada uma contextualização histórica e crítica a respeito dos dois recursos em questão, passando especialmente pela larga utilização que deles foi feita por alguns autores do século XX (como Marcel Proust, Virginia Woolf e William Faulkner) bem como um breve histórico do livro onde o conto foi incluído (no caso, Laços de Família, publicado em 1960) e da sua autora, considerada uma das vozes femininas mais relevantes de nossa literatura. Esses dois momentos distintos convergirão ao final do presente trabalho, quando os conceitos de fluxo de consciência e monólogo interior serão aplicados ao conto de Clarice Lispector, sem a pretensão de submeter a escrita clariceana a esses dois recursos como únicas perspectivas válidas para a interpretação do conto em questão, mas sim evidenciando a importância que estes dois mecanismos narrativos possuem para o estilo da autora (no que diz respeito a construção de personagens, desenvolvimento da narrativa e construção temporal) e, consequentemente, para sua obra ficcional. Para tanto serão utilizados dois grandes conhecedores da obra de Clarice Lispector: Benedito Nunes, em especial os livros O tempo na narrativa (em que aborda questões referentes ao fluxo de consciência e ao monólogo interior) e O drama da linguagem, sendo este último inteiramente dedicado à obra da autora; e Nádia Batella Gotlib, de quem se utilizará os livros Teoria do conto, por seu aprofundamento a respeito da forma do conto enquanto gênero literário (gênero do qual o texto analisado neste trabalho faz parte) e Clarice: uma vida que se conta, biografia sobre Clarice Lispector que também levanta questões relevantes a respeito do estilo e da obra da autora." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1004_a37453eda0b3f096b4feb97aa47da656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE BRUNO SILVA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "FELIPE CRUZ" "autor_email" => "felipento.cruz401@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }