Com o objetivo de pensar determinadas questões propostas pala coordenação do Simpósio Literatura Comparada: cultura, disciplina e pesquisa, esta comunicação pretende desenvolver uma reflexão sobre a Literatura Comparada na área dos estudos de graduação e de pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Instituição da já foi sede da Associação Brasileira de Literatura Comparada - Abralic, no período de 1998-2000. Ainda que as questões institucionais da Associação e da disciplina ocupem uma significativa parcela das considerações levantadas aqui, o principal foco de abordagem está voltado para uma experiência de pesquisa, desenvolvida através do projeto coletivo O escritor e seus múltiplos: migrações que investe no estudo de um perfil de escritor criativo que articula a esta atividade a ação acadêmica como docente e produtor de teorias e reflexões críticas sobre a literatura, a arte e a cultura de maneira geral. Interessa ao estudo investigar como a atuação nestes campos contíguos da formação de conhecimentos estabelece a possibilidade de compreender como são construídos os projetos criativos destes escritores e quais os percursos da relação dialógica estabelecida entre estes campos de atuação. O corpus da pesquisa é formado por materiais diversos, dentre os quais: textos ficcionais, teórico-críticos, documentos, aulas públicas, trabalhos acadêmicos, dados autobiográficos, entrevistas, depoimentos, linhas de pesquisa, leituras, formação de grupos, vídeos e arquivos pessoais. A partir destes materiais, a pesquisa pretende analisar as coordenadas teóricas e projetos criativos desenvolvidos por cada escritor, destacando as suas contribuições para os estudos literários e culturais, para a criação literária e para a docência. Estudam-se, ainda, as marcas presentes nos diferentes tipos de discurso em suas aproximações e distanciamentos. A metodologia do comparativismo, imprescindível para flagrar as migrações discursivas, possibilita identificar a disseminação de concepções teórico-críticas, de temas, de procedimentos literários etc, promovendo uma reconfiguração de subjetividades e de identidades, de tipologias discursivas, deslocando fronteiras e entrecruzando territorialidades discursivas