Partindo da premissa que a biologia estuda a vida e, entendendo que só há vida diante da iminência da morte, fica claro que, vida e morte são processos que andam juntos e por isso, precisam ser abordados na mesma proporção dentro das salas de aula, uma vez que, fica perceptível que no início do desenvolvimento humano a criança tem uma visão da vida mais filosófica e/ou religiosa do que científica, e por conta disso, tende a ver a vida como um conto de fadas onde todos que ela ama vivem “felizes para sempre”, consequentemente, gera-se um comportamento de negação à morte e aí surgem os cidadãos com pouca capacidade de enfrentamento. Dessa forma, o presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa e exploratória, que utiliza o método de análise de conteúdo para estruturação das categorias de análise, com o objetivo de abordar o trato da morte enquanto processo biológico em livros didáticos adotados nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Senhor do Bonfim-BA, no ano letivo de 2018. Os resultados da pesquisa apontam que a morte é um tema que está presente nos livros, mas, bem pouco explanado, considerando uma abordagem filosófica e científica. Assim, levando em consideração a relevância de uma formação integral dos sujeitos, torna-se importante a elaboração de estratégias que levem a temática em questão ser melhor abordada tanto nos materiais didáticos quanto entre os envolvidos no processo educacional.