O presente artigo faz uma análise sobre o ensino da física dentro da educação profissional tecnológica de nível médio a partir do estudo do plano de curso de uma instituição federal de ensino. Como instrumento metodológico optamos pela análise documental, tomando por base o curso técnico de nível médio integrado em segurança do trabalho do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus. Como um dos aportes teóricos utilizamos a concepção de ensino médio integrado apresentada por Marise Ramos, onde nos é apontado um caminho possível para o desenho da matriz de um currículo integrado. Um primeiro resultado que destacamos é a falta de integração na matriz curricular da física com outras disciplinas do ciclo comum ou mesmo do ciclo profissional. Para, além disso, constatamos que não há uma visão clara sobre o papel das disciplinas do núcleo comum (aqui destacamos a física, foco deste trabalho) no ensino médio integrado, indicando a necessidade de pesquisas que dêem conta de uma discussão consistente sobre o tema. Por fim, apontamos caminhos de modo a direcionar a construção de uma matriz curricular que traga uma concepção sobre ensino médio integrado assim como formas de podermos preencher possíveis lacunas desse currículo a partir dos limites institucionais impostos.