Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SABEM SOBRE O ENEM?

Palavra-chaves: ENEM, TRI, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43262
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 1238
    "titulo" => "O QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SABEM SOBRE O ENEM?"
    "resumo" => "Este resumo trata de uma pesquisa com professores de ciências que atuam nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, sobre o que conhecem do ENEM e da Teoria da Resposta ao Item - TRI. O  ENEM teve como ponto de partida o ano de 1998, sendo criado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.  O exame vem sofrendo mudanças desde 2009 e, a partir de 2017, é aplicado em dois domingos consecutivos. O ENEM utiliza a Teoria da Resposta ao Item - TRI como procedimento de análise dos itens e de cálculo das proficiências, utilizando a função logística de 3 parâmetros, permitindo a comparabilidade dos resultados entre os anos assim como possibilitando a aplicação do exame várias vezes ao ano. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender o que professores de Ciências sabem sobre a TRI e o ENEM, aplicando uma pesquisa com quatro questões abertas que abordam aspectos de grande relevância para o entendimento do tema. A análise da pequisa é feita utilizando a classificação de conteúdo segundo Bardin (1994). A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que falta muita informação por parte dos professores de ciências entrevistados. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores entrevistados desconhece características básicas da prova do ENEM e quando questionados sobre as características dos itens que compõem a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da TRI, apresentam, em sua maioria, altíssimo grau de desconhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENEM, TRI, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA12_ID1238_24052018203345.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM"
    "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43262
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 1238
    "titulo" => "O QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SABEM SOBRE O ENEM?"
    "resumo" => "Este resumo trata de uma pesquisa com professores de ciências que atuam nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, sobre o que conhecem do ENEM e da Teoria da Resposta ao Item - TRI. O  ENEM teve como ponto de partida o ano de 1998, sendo criado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.  O exame vem sofrendo mudanças desde 2009 e, a partir de 2017, é aplicado em dois domingos consecutivos. O ENEM utiliza a Teoria da Resposta ao Item - TRI como procedimento de análise dos itens e de cálculo das proficiências, utilizando a função logística de 3 parâmetros, permitindo a comparabilidade dos resultados entre os anos assim como possibilitando a aplicação do exame várias vezes ao ano. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender o que professores de Ciências sabem sobre a TRI e o ENEM, aplicando uma pesquisa com quatro questões abertas que abordam aspectos de grande relevância para o entendimento do tema. A análise da pequisa é feita utilizando a classificação de conteúdo segundo Bardin (1994). A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que falta muita informação por parte dos professores de ciências entrevistados. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores entrevistados desconhece características básicas da prova do ENEM e quando questionados sobre as características dos itens que compõem a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da TRI, apresentam, em sua maioria, altíssimo grau de desconhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENEM, TRI, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA12_ID1238_24052018203345.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM"
    "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este resumo trata de uma pesquisa com professores de ciências que atuam nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, sobre o que conhecem do ENEM e da Teoria da Resposta ao Item - TRI. O ENEM teve como ponto de partida o ano de 1998, sendo criado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. O exame vem sofrendo mudanças desde 2009 e, a partir de 2017, é aplicado em dois domingos consecutivos. O ENEM utiliza a Teoria da Resposta ao Item - TRI como procedimento de análise dos itens e de cálculo das proficiências, utilizando a função logística de 3 parâmetros, permitindo a comparabilidade dos resultados entre os anos assim como possibilitando a aplicação do exame várias vezes ao ano. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender o que professores de Ciências sabem sobre a TRI e o ENEM, aplicando uma pesquisa com quatro questões abertas que abordam aspectos de grande relevância para o entendimento do tema. A análise da pequisa é feita utilizando a classificação de conteúdo segundo Bardin (1994). A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que falta muita informação por parte dos professores de ciências entrevistados. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores entrevistados desconhece características básicas da prova do ENEM e quando questionados sobre as características dos itens que compõem a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da TRI, apresentam, em sua maioria, altíssimo grau de desconhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.