Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM ESTADO DA QUESTÃO

Palavra-chaves: AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTADO DA QUESTÃO Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Com o aumento das pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, estudos que visam inventariar e discutir o que foi já produzido sobre temas específicos são fundamentais para que pesquisadores tenham maior facilidade de acesso aos avanços e lacunas do campo em que atuam. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo elaborar um Estado da Questão do tema “autorregulação da aprendizagem em matemática” a partir de repositórios digitais brasileiros. Empreendendo um levantamento em três repositórios de artigos, dissertações e teses, obtivemos 19 trabalhos sobre o tema, que foram discutidos em função: da recorrência ao longo dos anos, dos fundamentos teóricos e dos níveis de ensino. Verificamos que não há uma continuidade nem crescimento das pesquisas sobre o tema no país. Além disso, tem ocorrido a adoção tanto de modelos teóricos específicos da autorregulação da aprendizagem quanto de teorias que discutem essa habilidade de maneira indireta. Acerca dos níveis de ensino, a distribuição dos trabalhos entre Educação Básica e Ensino Superior contribui para diversificar e enriquecer o debate sobre o tema. Portanto, é fundamental que novas investigações sobre a autorregulação da aprendizagem em matemática sejam empreendidas no país, de modo a contribuir com a proposição de propostas para a formação de aprendizes autônomos.

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