MÍDIAS DIGITAIS: VISÃO DOS ESTUDANTES DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43224 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "MÍDIAS DIGITAIS: VISÃO DOS ESTUDANTES DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Atualmente, a internet tornou-se um recurso muito utilizado, seja para entretenimento e diversão, quanto para o uso cientifico, principalmente nas pesquisas, por ser uma ferramenta de busca rápida e eficiente. Assim, com as tecnologias cada vez mais em evidência, o uso de mídias, principalmente as vídeo aulas, apresentam-se como um importante meio de colaboração para o processo de ensino-aprendizagem, tendo então o poder de promover a formação de estudantes mais participativos e que interagem com a informação, não apenas absorvendo mensagens. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de mídias digitais, em especial as vídeo aulas, na aprendizagem, observando a frequência e eficácia do uso dessas mídias pelos estudantes enquanto ferramenta de estudo. A pesquisa foi realizada com 39 alunos da primeira série do Ensino Médio, na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, através da aplicação de um questionário pré-elaborado. Foi possível observar que grande parte dos estudantes utilizam as vídeo aulas, principalmente para retirar duvidas, e destacam a importância das mesmas na aprendizagem, para retirar dúvidas, revisar o conteúdo. No entanto, percebe-se que esse recurso é pouco explorado e que os estudantes não preocupam-se em verificar a veracidade das informações que as vídeo aulas apresentam. Sendo assim, os professores podem e devem utilizar essa ferramenta como um auxilio em sala de aula e como outra fonte de informação e reforço para os estudantes retirarem dúvidas e aprenderem sobre determinado assunto, observando e regulando os canais com maior qualidade e informações verídicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MÍDIAS DIGITAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA12_ID598_19042018171343.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAISE DANTAS" "autor_nome_curto" => "THAISE DANTAS" "autor_email" => "thaise-dantas@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43224 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "MÍDIAS DIGITAIS: VISÃO DOS ESTUDANTES DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Atualmente, a internet tornou-se um recurso muito utilizado, seja para entretenimento e diversão, quanto para o uso cientifico, principalmente nas pesquisas, por ser uma ferramenta de busca rápida e eficiente. Assim, com as tecnologias cada vez mais em evidência, o uso de mídias, principalmente as vídeo aulas, apresentam-se como um importante meio de colaboração para o processo de ensino-aprendizagem, tendo então o poder de promover a formação de estudantes mais participativos e que interagem com a informação, não apenas absorvendo mensagens. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de mídias digitais, em especial as vídeo aulas, na aprendizagem, observando a frequência e eficácia do uso dessas mídias pelos estudantes enquanto ferramenta de estudo. A pesquisa foi realizada com 39 alunos da primeira série do Ensino Médio, na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, através da aplicação de um questionário pré-elaborado. Foi possível observar que grande parte dos estudantes utilizam as vídeo aulas, principalmente para retirar duvidas, e destacam a importância das mesmas na aprendizagem, para retirar dúvidas, revisar o conteúdo. No entanto, percebe-se que esse recurso é pouco explorado e que os estudantes não preocupam-se em verificar a veracidade das informações que as vídeo aulas apresentam. Sendo assim, os professores podem e devem utilizar essa ferramenta como um auxilio em sala de aula e como outra fonte de informação e reforço para os estudantes retirarem dúvidas e aprenderem sobre determinado assunto, observando e regulando os canais com maior qualidade e informações verídicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MÍDIAS DIGITAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA12_ID598_19042018171343.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAISE DANTAS" "autor_nome_curto" => "THAISE DANTAS" "autor_email" => "thaise-dantas@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }