Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O BIOMA CAATINGA REPRESENTADO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Palavra-chaves: CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS Comunicação Oral (CO) AT 07 - Biodiversidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43240
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 284
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "O BIOMA CAATINGA REPRESENTADO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "resumo" => "Diante da acentuada degradação que atinge o bioma Caatinga, sendo este o único bioma exclusivamente brasileiro, é de essencial importância analisar a visão dos indivíduos sobre a temática. Assim, as escolas se sobressaem como espaços privilegiados na prática das atividades que gerem um pensamento reflexivo da temática ambiental, podendo fornecer dados importantes para construção de trabalhos de conscientização. Este trabalho objetiva analisar a percepção ambiental, através da interpretação doas mapas mentais confeccionados pelos docentes da Escola Municipal Maria de Lurdes de Lima, localizada no município de São Gonçalo do Amarante/RN. Na metodologia foi solicitado aos estudantes que representassem através dos mapas mentais, o que este grupo percebia como um ambiente de caatinga, apresentando de forma gráfica os componentes do bioma. Para tanto, os estudantes receberam uma folha de papel tipo A4, na qual eles deveriam desenhar utilizando o papel com orientação de paisagem. Os resultados demonstraram, portanto, que os elementos mais representados foram o sol, cactos e árvores secas, elementos estes bem presentes na paisagem do bioma. Notou-se que apenas 9 dos 37 trabalhos apresentavam a figura humana nas suas representações. É possível observar que os estudantes representam, em sua maioria, o bioma Caatinga como um espaço com aspectos de aridez e quente com a representação do sol em 38 desenhos. A partir dos resultados, percebe-se que a temática precisa ser melhor orientada e desenvolvida em sala de aula para que os estudantes reconheçam as características do bioma e suas relações ecológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade"
    "palavra_chave" => "CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA17_ID1439_27052018121234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DANIELE FERNANDES BEZERRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA BEZERRA"
    "autor_email" => "prisciladani@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43240
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 284
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "O BIOMA CAATINGA REPRESENTADO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "resumo" => "Diante da acentuada degradação que atinge o bioma Caatinga, sendo este o único bioma exclusivamente brasileiro, é de essencial importância analisar a visão dos indivíduos sobre a temática. Assim, as escolas se sobressaem como espaços privilegiados na prática das atividades que gerem um pensamento reflexivo da temática ambiental, podendo fornecer dados importantes para construção de trabalhos de conscientização. Este trabalho objetiva analisar a percepção ambiental, através da interpretação doas mapas mentais confeccionados pelos docentes da Escola Municipal Maria de Lurdes de Lima, localizada no município de São Gonçalo do Amarante/RN. Na metodologia foi solicitado aos estudantes que representassem através dos mapas mentais, o que este grupo percebia como um ambiente de caatinga, apresentando de forma gráfica os componentes do bioma. Para tanto, os estudantes receberam uma folha de papel tipo A4, na qual eles deveriam desenhar utilizando o papel com orientação de paisagem. Os resultados demonstraram, portanto, que os elementos mais representados foram o sol, cactos e árvores secas, elementos estes bem presentes na paisagem do bioma. Notou-se que apenas 9 dos 37 trabalhos apresentavam a figura humana nas suas representações. É possível observar que os estudantes representam, em sua maioria, o bioma Caatinga como um espaço com aspectos de aridez e quente com a representação do sol em 38 desenhos. A partir dos resultados, percebe-se que a temática precisa ser melhor orientada e desenvolvida em sala de aula para que os estudantes reconheçam as características do bioma e suas relações ecológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade"
    "palavra_chave" => "CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA17_ID1439_27052018121234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DANIELE FERNANDES BEZERRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA BEZERRA"
    "autor_email" => "prisciladani@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Diante da acentuada degradação que atinge o bioma Caatinga, sendo este o único bioma exclusivamente brasileiro, é de essencial importância analisar a visão dos indivíduos sobre a temática. Assim, as escolas se sobressaem como espaços privilegiados na prática das atividades que gerem um pensamento reflexivo da temática ambiental, podendo fornecer dados importantes para construção de trabalhos de conscientização. Este trabalho objetiva analisar a percepção ambiental, através da interpretação doas mapas mentais confeccionados pelos docentes da Escola Municipal Maria de Lurdes de Lima, localizada no município de São Gonçalo do Amarante/RN. Na metodologia foi solicitado aos estudantes que representassem através dos mapas mentais, o que este grupo percebia como um ambiente de caatinga, apresentando de forma gráfica os componentes do bioma. Para tanto, os estudantes receberam uma folha de papel tipo A4, na qual eles deveriam desenhar utilizando o papel com orientação de paisagem. Os resultados demonstraram, portanto, que os elementos mais representados foram o sol, cactos e árvores secas, elementos estes bem presentes na paisagem do bioma. Notou-se que apenas 9 dos 37 trabalhos apresentavam a figura humana nas suas representações. É possível observar que os estudantes representam, em sua maioria, o bioma Caatinga como um espaço com aspectos de aridez e quente com a representação do sol em 38 desenhos. A partir dos resultados, percebe-se que a temática precisa ser melhor orientada e desenvolvida em sala de aula para que os estudantes reconheçam as características do bioma e suas relações ecológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.