A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e prática relativamente nova, mas de uma amplitude que engloba todo o processo de conhecimento relacionado às dificuldades de aprendizagem, em que as potencialidades e fragilidades dos aprendentes são observadas pela psicopedagogo. Este artigo tem como objetivo investigar as causas que dificultam a aprendizagem da leitura e da escrita de uma criança amparado, por um olhar psicopedagógico. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso com abordagem quanti-qualitativa, que contou com a participação de uma criança de 9 anos de idade, com queixa de dificuldades de leitura e escrita. O processo de Avaliação Psicopedagógica foi pautado na Epistemologia Convergente, no qual foram realizadas 10 sessões, com duração de 50 minutos cada, baseadas em instrumentos psicopedagógicos como: Entrevista Contratual, E.O.C.A, Provas Operatórias, Provas Projetivas, Provas Pedagógicas, Anamnese e o Informe Psicopedagógico na sessão Devolutiva. Diante dos resultados obtidos durante as sessões, foi possível observar que a aprendente possui vínculos negativos com a aprendizagem sistemática devido às suas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, sendo um dos principais fatores que obstacularizam o aprendizado, os de cunho emocional. Quanto à leitura, a aprendente ainda faz uso das estratégias logográficas para ler, não tendo consolidado um processo de leitura alfabética, apresentando ainda falta de consciência fonológica, o que também se torna um desafio para que avance no âmbito das habilidades da escrita. Portanto, conclui-se a importância da intervenção psicopedagógica em busca da aprendente resgatar o seu ritmo de aprendizagem e desenvolvimento.