Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

TEXTO INJUNTIVO: UM ESTÍMULO A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: PRODUÇÃO TEXTUAL, LEITURA, TEXTO INJUNTIVO, BRINCADEIRAS Comunicação Oral (CO) GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43614
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 457
    "titulo" => "TEXTO INJUNTIVO: UM ESTÍMULO A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Resumo: O presente resumo trata do relato de experiência do projeto desenvolvido na EEEF Prof. Rangel em Ingá – PB, pelo professor Ricardo na disciplina de História com a finalidade de estimular os alunos do 8º ano B, a leitura e a produção textual por meio  do resgate de brincadeiras que eram realizadas por seus pais e familiares quando crianças. Durante o processo de aplicação do projeto professor desempenhou o papel de mediador por meio de debates, pesquisa e reflexões relacionadas ao tema. As ações desenvolvidas estiveram centradas numa prática construtivista, em que o aluno se posicionou como construtor do conhecimento, desenvolvendo produções textuais para a confecção de um manual de instruções, para assim alargar a base de conhecimentos, desenvolverem hábitos de estudo, partilha e atitude ativa na construção do saber, competência essencial para a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Como produto final os alunos produziram um manual de instruções das brincadeiras pesquisadas. concluímos que os objetivos propostos foram atingidos, pois diante do empenho e dedicação dos alunos percebemos o despertar e cuidado dos alunos em transcrever os textos pesquisados nas entrevistas, despertando neles o desejo pela produção textual e a participação e presença em sala de aula. Bem como podemos constatar pela realização deste projeto que os alunos passaram a ter outro olhar para os jogos e brincadeiras de rua se desprendendo um pouco do vídeo games e dos jogos eletrônicos da internet."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, LEITURA, TEXTO INJUNTIVO, BRINCADEIRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID457_24052018175437.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO RODRIGUES NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardo.ingapb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43614
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 457
    "titulo" => "TEXTO INJUNTIVO: UM ESTÍMULO A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Resumo: O presente resumo trata do relato de experiência do projeto desenvolvido na EEEF Prof. Rangel em Ingá – PB, pelo professor Ricardo na disciplina de História com a finalidade de estimular os alunos do 8º ano B, a leitura e a produção textual por meio  do resgate de brincadeiras que eram realizadas por seus pais e familiares quando crianças. Durante o processo de aplicação do projeto professor desempenhou o papel de mediador por meio de debates, pesquisa e reflexões relacionadas ao tema. As ações desenvolvidas estiveram centradas numa prática construtivista, em que o aluno se posicionou como construtor do conhecimento, desenvolvendo produções textuais para a confecção de um manual de instruções, para assim alargar a base de conhecimentos, desenvolverem hábitos de estudo, partilha e atitude ativa na construção do saber, competência essencial para a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Como produto final os alunos produziram um manual de instruções das brincadeiras pesquisadas. concluímos que os objetivos propostos foram atingidos, pois diante do empenho e dedicação dos alunos percebemos o despertar e cuidado dos alunos em transcrever os textos pesquisados nas entrevistas, despertando neles o desejo pela produção textual e a participação e presença em sala de aula. Bem como podemos constatar pela realização deste projeto que os alunos passaram a ter outro olhar para os jogos e brincadeiras de rua se desprendendo um pouco do vídeo games e dos jogos eletrônicos da internet."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, LEITURA, TEXTO INJUNTIVO, BRINCADEIRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID457_24052018175437.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO RODRIGUES NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardo.ingapb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Resumo: O presente resumo trata do relato de experiência do projeto desenvolvido na EEEF Prof. Rangel em Ingá – PB, pelo professor Ricardo na disciplina de História com a finalidade de estimular os alunos do 8º ano B, a leitura e a produção textual por meio do resgate de brincadeiras que eram realizadas por seus pais e familiares quando crianças. Durante o processo de aplicação do projeto professor desempenhou o papel de mediador por meio de debates, pesquisa e reflexões relacionadas ao tema. As ações desenvolvidas estiveram centradas numa prática construtivista, em que o aluno se posicionou como construtor do conhecimento, desenvolvendo produções textuais para a confecção de um manual de instruções, para assim alargar a base de conhecimentos, desenvolverem hábitos de estudo, partilha e atitude ativa na construção do saber, competência essencial para a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Como produto final os alunos produziram um manual de instruções das brincadeiras pesquisadas. concluímos que os objetivos propostos foram atingidos, pois diante do empenho e dedicação dos alunos percebemos o despertar e cuidado dos alunos em transcrever os textos pesquisados nas entrevistas, despertando neles o desejo pela produção textual e a participação e presença em sala de aula. Bem como podemos constatar pela realização deste projeto que os alunos passaram a ter outro olhar para os jogos e brincadeiras de rua se desprendendo um pouco do vídeo games e dos jogos eletrônicos da internet.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.