Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, APRENDIZAGENS, APRENDIZAGENS Comunicação Oral (CO) GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43528
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Na rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções escritas, o que resulta em textos incoerentes e superficiais. Por ser a língua um fator social, sua produção acontece no cotidiano. Nesse sentido, o texto escrito passa a ser um reflexo da fala, tendo em sua estrutura as marcas da oralidade. O presente trabalho intitulado Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental visa analisar a importância de atividades que estimulem a leitura e a produção textual oral e escrita no cotidiano escolar. O interesse pelo tema deu-se pela necessidade de provocar uma reflexão de como o essas habilidades têm sido trabalhadas e de como a escola pode proporcionar variadas aprendizagens através da leitura e produção textual, assim como, investigar algumas dessas variações e de como o indivíduo utiliza a linguagem como forma de interação. Para o desenvolvimento desse estudo será aplicado uma atividade em sala de aula contemplando as habilidades já mencionadas e uma pesquisa qualitativa em literatura condizente com o tema buscando respaldo teórico a partir das considerações de Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (1992), Cagliari (2009) entre outros. Sendo assim, podemos concluir as análises desse estudo como satisfatórias e importantes para o entendimento, a compreensão e a participação dos alunos nas aulas de leitura e produção textual oral e escrita, criando um ambiente que facilite o acesso aos livros e à leitura.\r\n
      Palavras-chave: Leitura, Escrita, Interação, Aprendizagens, Ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, APRENDIZAGENS, APRENDIZAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID528_24052018103104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA ANDRIZZE DE ARAÚJO MOURA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNA"
    "autor_email" => "magnaandrizze@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43528
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Na rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções escritas, o que resulta em textos incoerentes e superficiais. Por ser a língua um fator social, sua produção acontece no cotidiano. Nesse sentido, o texto escrito passa a ser um reflexo da fala, tendo em sua estrutura as marcas da oralidade. O presente trabalho intitulado Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental visa analisar a importância de atividades que estimulem a leitura e a produção textual oral e escrita no cotidiano escolar. O interesse pelo tema deu-se pela necessidade de provocar uma reflexão de como o essas habilidades têm sido trabalhadas e de como a escola pode proporcionar variadas aprendizagens através da leitura e produção textual, assim como, investigar algumas dessas variações e de como o indivíduo utiliza a linguagem como forma de interação. Para o desenvolvimento desse estudo será aplicado uma atividade em sala de aula contemplando as habilidades já mencionadas e uma pesquisa qualitativa em literatura condizente com o tema buscando respaldo teórico a partir das considerações de Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (1992), Cagliari (2009) entre outros. Sendo assim, podemos concluir as análises desse estudo como satisfatórias e importantes para o entendimento, a compreensão e a participação dos alunos nas aulas de leitura e produção textual oral e escrita, criando um ambiente que facilite o acesso aos livros e à leitura.\r\n
      Palavras-chave: Leitura, Escrita, Interação, Aprendizagens, Ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, APRENDIZAGENS, APRENDIZAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID528_24052018103104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA ANDRIZZE DE ARAÚJO MOURA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNA"
    "autor_email" => "magnaandrizze@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Na rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções escritas, o que resulta em textos incoerentes e superficiais. Por ser a língua um fator social, sua produção acontece no cotidiano. Nesse sentido, o texto escrito passa a ser um reflexo da fala, tendo em sua estrutura as marcas da oralidade. O presente trabalho intitulado Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental visa analisar a importância de atividades que estimulem a leitura e a produção textual oral e escrita no cotidiano escolar. O interesse pelo tema deu-se pela necessidade de provocar uma reflexão de como o essas habilidades têm sido trabalhadas e de como a escola pode proporcionar variadas aprendizagens através da leitura e produção textual, assim como, investigar algumas dessas variações e de como o indivíduo utiliza a linguagem como forma de interação. Para o desenvolvimento desse estudo será aplicado uma atividade em sala de aula contemplando as habilidades já mencionadas e uma pesquisa qualitativa em literatura condizente com o tema buscando respaldo teórico a partir das considerações de Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (1992), Cagliari (2009) entre outros. Sendo assim, podemos concluir as análises desse estudo como satisfatórias e importantes para o entendimento, a compreensão e a participação dos alunos nas aulas de leitura e produção textual oral e escrita, criando um ambiente que facilite o acesso aos livros e à leitura. Palavras-chave: Leitura, Escrita, Interação, Aprendizagens, Ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.