Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, APRENDIZAGENS, APRENDIZAGENS Comunicação Oral (CO) GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje
0 of 0
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43528 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 528 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Na rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções escritas, o que resulta em textos incoerentes e superficiais. Por ser a língua um fator social, sua produção acontece no cotidiano. Nesse sentido, o texto escrito passa a ser um reflexo da fala, tendo em sua estrutura as marcas da oralidade. O presente trabalho intitulado Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental visa analisar a importância de atividades que estimulem a leitura e a produção textual oral e escrita no cotidiano escolar. O interesse pelo tema deu-se pela necessidade de provocar uma reflexão de como o essas habilidades têm sido trabalhadas e de como a escola pode proporcionar variadas aprendizagens através da leitura e produção textual, assim como, investigar algumas dessas variações e de como o indivíduo utiliza a linguagem como forma de interação. Para o desenvolvimento desse estudo será aplicado uma atividade em sala de aula contemplando as habilidades já mencionadas e uma pesquisa qualitativa em literatura condizente com o tema buscando respaldo teórico a partir das considerações de Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (1992), Cagliari (2009) entre outros. Sendo assim, podemos concluir as análises desse estudo como satisfatórias e importantes para o entendimento, a compreensão e a participação dos alunos nas aulas de leitura e produção textual oral e escrita, criando um ambiente que facilite o acesso aos livros e à leitura.\r\nNa rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções e Palavras-chave: Leitura, Escrita, Interação, Aprendizagens, Ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, APRENDIZAGENS, APRENDIZAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID528_24052018103104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNA ANDRIZZE DE ARAÚJO MOURA" "autor_nome_curto" => "MAGNA" "autor_email" => "magnaandrizze@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43528 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 528 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Na rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções escritas, o que resulta em textos incoerentes e superficiais. Por ser a língua um fator social, sua produção acontece no cotidiano. Nesse sentido, o texto escrito passa a ser um reflexo da fala, tendo em sua estrutura as marcas da oralidade. O presente trabalho intitulado Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental visa analisar a importância de atividades que estimulem a leitura e a produção textual oral e escrita no cotidiano escolar. O interesse pelo tema deu-se pela necessidade de provocar uma reflexão de como o essas habilidades têm sido trabalhadas e de como a escola pode proporcionar variadas aprendizagens através da leitura e produção textual, assim como, investigar algumas dessas variações e de como o indivíduo utiliza a linguagem como forma de interação. Para o desenvolvimento desse estudo será aplicado uma atividade em sala de aula contemplando as habilidades já mencionadas e uma pesquisa qualitativa em literatura condizente com o tema buscando respaldo teórico a partir das considerações de Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (1992), Cagliari (2009) entre outros. Sendo assim, podemos concluir as análises desse estudo como satisfatórias e importantes para o entendimento, a compreensão e a participação dos alunos nas aulas de leitura e produção textual oral e escrita, criando um ambiente que facilite o acesso aos livros e à leitura.\r\nNa rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções e Palavras-chave: Leitura, Escrita, Interação, Aprendizagens, Ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO, APRENDIZAGENS, APRENDIZAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID528_24052018103104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNA ANDRIZZE DE ARAÚJO MOURA" "autor_nome_curto" => "MAGNA" "autor_email" => "magnaandrizze@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Na rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções escritas, o que resulta em textos incoerentes e superficiais. Por ser a língua um fator social, sua produção acontece no cotidiano. Nesse sentido, o texto escrito passa a ser um reflexo da fala, tendo em sua estrutura as marcas da oralidade. O presente trabalho intitulado Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental visa analisar a importância de atividades que estimulem a leitura e a produção textual oral e escrita no cotidiano escolar. O interesse pelo tema deu-se pela necessidade de provocar uma reflexão de como o essas habilidades têm sido trabalhadas e de como a escola pode proporcionar variadas aprendizagens através da leitura e produção textual, assim como, investigar algumas dessas variações e de como o indivíduo utiliza a linguagem como forma de interação. Para o desenvolvimento desse estudo será aplicado uma atividade em sala de aula contemplando as habilidades já mencionadas e uma pesquisa qualitativa em literatura condizente com o tema buscando respaldo teórico a partir das considerações de Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (1992), Cagliari (2009) entre outros. Sendo assim, podemos concluir as análises desse estudo como satisfatórias e importantes para o entendimento, a compreensão e a participação dos alunos nas aulas de leitura e produção textual oral e escrita, criando um ambiente que facilite o acesso aos livros e à leitura. Palavras-chave: Leitura, Escrita, Interação, Aprendizagens, Ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.