Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

O ESTUDO CONTEXTUALIZADO DA ORTOGRAFIA: POR UM ENSINO SIGNIFICATIVO E EFETIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ENSINO, ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA, ORTOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GT - 10. Ensino Contextual de Gramática
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43557
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 589
    "titulo" => "O ESTUDO CONTEXTUALIZADO DA ORTOGRAFIA: POR UM ENSINO SIGNIFICATIVO E EFETIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => """
      A língua escrita está presente de maneira visível nas atividades cotidianas. Além de veículo de informação, também condutora de sentimentos, reflexões. Elucubra saberes e habilidades do escritor e valores da nossa Língua Portuguesa. Essas características são retratadas em enunciados escritos no nosso meio social, por exemplo, nos livros, embalagens de produtos, propagandas comerciais, faixas, dentre outros. Mesmo imersos num mundo letrado, a Língua Portuguesa é erroneamente rotulada, principalmente pelos discentes, como idioma dificílimo de textualizar corretamente. No que confere a essa perspectiva, nota-se que está na ortografia um dos fatores mais gritantes no desafio de manejar a escrita. Inclinados a essa problemática, nosso objetivo, neste trabalho, é analisar as ultrapassadas ações pedagógicas mecanicistas e propor um ensino que aborde a ortografia como elemento de investigação, a fim de ampliar a cultura letrada dos educandos, com vistas a práticas que os levem à aquisição da escrita, considerando a importância do universo social letrado a que fazem parte. Visando estabelecer uma reconstrução de saberes vinculado à ortografia, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, análise de textos dos alunos de escolas estaduais e municipais do município de Maruim/SE, pesquisa de campo protagonizada pelos discentes para análise ortográfica e exposição de murais fotográficos construídos pelos educandos partícipes do projeto. Temos como resultados iniciais o monitoramento, a reconstrução e reelaboração das produções escritas pesquisadas, o que sugere um processo de apropriação da língua escrita.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Escrita, Língua Portuguesa, Ortografia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA, ORTOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID589_24052018114414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA"
    "autor_email" => "amellia_santos@yahoo.com."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43557
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 589
    "titulo" => "O ESTUDO CONTEXTUALIZADO DA ORTOGRAFIA: POR UM ENSINO SIGNIFICATIVO E EFETIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => """
      A língua escrita está presente de maneira visível nas atividades cotidianas. Além de veículo de informação, também condutora de sentimentos, reflexões. Elucubra saberes e habilidades do escritor e valores da nossa Língua Portuguesa. Essas características são retratadas em enunciados escritos no nosso meio social, por exemplo, nos livros, embalagens de produtos, propagandas comerciais, faixas, dentre outros. Mesmo imersos num mundo letrado, a Língua Portuguesa é erroneamente rotulada, principalmente pelos discentes, como idioma dificílimo de textualizar corretamente. No que confere a essa perspectiva, nota-se que está na ortografia um dos fatores mais gritantes no desafio de manejar a escrita. Inclinados a essa problemática, nosso objetivo, neste trabalho, é analisar as ultrapassadas ações pedagógicas mecanicistas e propor um ensino que aborde a ortografia como elemento de investigação, a fim de ampliar a cultura letrada dos educandos, com vistas a práticas que os levem à aquisição da escrita, considerando a importância do universo social letrado a que fazem parte. Visando estabelecer uma reconstrução de saberes vinculado à ortografia, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, análise de textos dos alunos de escolas estaduais e municipais do município de Maruim/SE, pesquisa de campo protagonizada pelos discentes para análise ortográfica e exposição de murais fotográficos construídos pelos educandos partícipes do projeto. Temos como resultados iniciais o monitoramento, a reconstrução e reelaboração das produções escritas pesquisadas, o que sugere um processo de apropriação da língua escrita.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Escrita, Língua Portuguesa, Ortografia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA, ORTOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID589_24052018114414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMÉLIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA AMÉLIA"
    "autor_email" => "amellia_santos@yahoo.com."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

A língua escrita está presente de maneira visível nas atividades cotidianas. Além de veículo de informação, também condutora de sentimentos, reflexões. Elucubra saberes e habilidades do escritor e valores da nossa Língua Portuguesa. Essas características são retratadas em enunciados escritos no nosso meio social, por exemplo, nos livros, embalagens de produtos, propagandas comerciais, faixas, dentre outros. Mesmo imersos num mundo letrado, a Língua Portuguesa é erroneamente rotulada, principalmente pelos discentes, como idioma dificílimo de textualizar corretamente. No que confere a essa perspectiva, nota-se que está na ortografia um dos fatores mais gritantes no desafio de manejar a escrita. Inclinados a essa problemática, nosso objetivo, neste trabalho, é analisar as ultrapassadas ações pedagógicas mecanicistas e propor um ensino que aborde a ortografia como elemento de investigação, a fim de ampliar a cultura letrada dos educandos, com vistas a práticas que os levem à aquisição da escrita, considerando a importância do universo social letrado a que fazem parte. Visando estabelecer uma reconstrução de saberes vinculado à ortografia, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, análise de textos dos alunos de escolas estaduais e municipais do município de Maruim/SE, pesquisa de campo protagonizada pelos discentes para análise ortográfica e exposição de murais fotográficos construídos pelos educandos partícipes do projeto. Temos como resultados iniciais o monitoramento, a reconstrução e reelaboração das produções escritas pesquisadas, o que sugere um processo de apropriação da língua escrita. PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Escrita, Língua Portuguesa, Ortografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.