A ludicidade é um fator muito importante que facilita a compreensão e direciona o interesse, a participação e o processo de formação dos alunos (intelectual e social). Desta forma, o objetivo do artigo é discutir nossa prática pedagógica durante a realização de um plano de aula sobre leitura lúdica no Ensino Fundamental II em uma escola da Rede Privada em Campina Grande. Metodologicamente, nossa proposta foi elaborada a partir de um plano de aula de 2 aulas de 60 minutos cada. O conteúdo abordado no plano de aula era a leitura lúdica do conto Sete ossos e uma maldição, de Rosa Amanda Strausz (2013) e a abordagem do gênero literário conto. Sabendo disso, o professor tem um papel fundamental, pois o lúdico é crucial e um importante instrumento pedagógico na contribuição no processo de ensino-aprendizagem, que leva o conhecimento de uma forma mais significativa e atrativa, despertando o interesse dos alunos pela leitura. Para tanto, serão consideradas as contribuições de Feijó (1992); Hunt (2010); Cosson (2016); Colomer (2017); Proença Filho (2017), dentre outros. Os resultados do estudo apontaram que os alunos não enxergavam a leitura como um ato de prazer, mas como uma obrigação, porém, o decorrer das aulas e das estratégias utilizadas, os alunos demonstraram interesse pela leitura, por se tratarem de narrativas curtas e temáticas misteriosas e cheias de suspense.