Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LEITURA LÚDICA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O CONTO SETE OSSOS E UMA MALDIÇÃO.

Palavra-chaves: ALUNOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEITURA LÚDICA Comunicação Oral (CO) GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43530
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 209
    "titulo" => "LEITURA LÚDICA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O CONTO SETE OSSOS E UMA MALDIÇÃO."
    "resumo" => "A ludicidade é um fator muito importante que facilita a compreensão e direciona o interesse, a participação e o processo de formação dos alunos (intelectual e social). Desta forma, o objetivo do artigo é discutir nossa prática pedagógica durante a realização de um plano de aula sobre leitura lúdica no Ensino Fundamental II em uma escola da Rede Privada em Campina Grande. Metodologicamente, nossa proposta foi elaborada a partir de um plano de aula de 2 aulas de 60 minutos cada. O conteúdo abordado no plano de aula era a leitura lúdica do conto Sete ossos e uma maldição, de Rosa Amanda Strausz (2013) e a abordagem do gênero literário conto. Sabendo disso, o professor tem um papel fundamental, pois o lúdico é crucial e um importante instrumento pedagógico na contribuição no processo de ensino-aprendizagem, que leva o conhecimento de uma forma mais significativa e atrativa, despertando o interesse dos alunos pela leitura. Para tanto, serão consideradas as contribuições de Feijó (1992); Hunt (2010); Cosson (2016); Colomer (2017); Proença Filho (2017), dentre outros. Os resultados do estudo apontaram que os alunos não enxergavam a leitura como um ato de prazer, mas como uma obrigação, porém, o decorrer das aulas e das estratégias utilizadas, os alunos demonstraram interesse pela leitura, por se tratarem de narrativas curtas e temáticas misteriosas e cheias de suspense."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEITURA LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID209_14052018233906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUELLE SILVA FREIRE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUELLE"
    "autor_email" => "manuletrasufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43530
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 51
    "inscrito_id" => 209
    "titulo" => "LEITURA LÚDICA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O CONTO SETE OSSOS E UMA MALDIÇÃO."
    "resumo" => "A ludicidade é um fator muito importante que facilita a compreensão e direciona o interesse, a participação e o processo de formação dos alunos (intelectual e social). Desta forma, o objetivo do artigo é discutir nossa prática pedagógica durante a realização de um plano de aula sobre leitura lúdica no Ensino Fundamental II em uma escola da Rede Privada em Campina Grande. Metodologicamente, nossa proposta foi elaborada a partir de um plano de aula de 2 aulas de 60 minutos cada. O conteúdo abordado no plano de aula era a leitura lúdica do conto Sete ossos e uma maldição, de Rosa Amanda Strausz (2013) e a abordagem do gênero literário conto. Sabendo disso, o professor tem um papel fundamental, pois o lúdico é crucial e um importante instrumento pedagógico na contribuição no processo de ensino-aprendizagem, que leva o conhecimento de uma forma mais significativa e atrativa, despertando o interesse dos alunos pela leitura. Para tanto, serão consideradas as contribuições de Feijó (1992); Hunt (2010); Cosson (2016); Colomer (2017); Proença Filho (2017), dentre outros. Os resultados do estudo apontaram que os alunos não enxergavam a leitura como um ato de prazer, mas como uma obrigação, porém, o decorrer das aulas e das estratégias utilizadas, os alunos demonstraram interesse pela leitura, por se tratarem de narrativas curtas e temáticas misteriosas e cheias de suspense."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, LEITURA LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID209_14052018233906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUELLE SILVA FREIRE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUELLE"
    "autor_email" => "manuletrasufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

A ludicidade é um fator muito importante que facilita a compreensão e direciona o interesse, a participação e o processo de formação dos alunos (intelectual e social). Desta forma, o objetivo do artigo é discutir nossa prática pedagógica durante a realização de um plano de aula sobre leitura lúdica no Ensino Fundamental II em uma escola da Rede Privada em Campina Grande. Metodologicamente, nossa proposta foi elaborada a partir de um plano de aula de 2 aulas de 60 minutos cada. O conteúdo abordado no plano de aula era a leitura lúdica do conto Sete ossos e uma maldição, de Rosa Amanda Strausz (2013) e a abordagem do gênero literário conto. Sabendo disso, o professor tem um papel fundamental, pois o lúdico é crucial e um importante instrumento pedagógico na contribuição no processo de ensino-aprendizagem, que leva o conhecimento de uma forma mais significativa e atrativa, despertando o interesse dos alunos pela leitura. Para tanto, serão consideradas as contribuições de Feijó (1992); Hunt (2010); Cosson (2016); Colomer (2017); Proença Filho (2017), dentre outros. Os resultados do estudo apontaram que os alunos não enxergavam a leitura como um ato de prazer, mas como uma obrigação, porém, o decorrer das aulas e das estratégias utilizadas, os alunos demonstraram interesse pela leitura, por se tratarem de narrativas curtas e temáticas misteriosas e cheias de suspense.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • DAYLSON DE MELO PACIFICO

    leitura lúdica

    30/08/2022 19:31:15

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.