Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

UMA AMOSTRAGEM DO SERTANEJO SUBALTERNO PÓS-COLONIAL EM PATATIVA DO ASSARÉ

"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4313
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 471
    "inscrito_id" => 835
    "titulo" => "UMA AMOSTRAGEM DO SERTANEJO SUBALTERNO PÓS-COLONIAL EM PATATIVA DO ASSARÉ"
    "resumo" => "Este trabalho apresentará como o sertanejo encontrado na obra Cante lá que Eu Canto Cá de Patativa do Assaré (1992) aparece representado dentro do universo pós-colonial brasileiro. Nessa perspectiva, o uso da teoria do subalterno abordada por Gayatri Chakravorti Spivak (1994) será a norteadora para as abordagens sugeridas. Assim, será estabelecido um paralelo entre o sertanejo patativiano visto em sua literatura popular e o subalterno apresentado por Spivak no seu livro Pode o Subalterno Falar?(1994) com o objetivo de analisar como os moldes coloniais e pós-coloniais agem sobre o personagem patativiano, fazendo-se uma comparação entre a subalternidade spivakiana e um novo ser que surge com esta ótica, o sertanejo subalterno pós-colonial. Através do método dialético, partindo-se de uma abordagem dedutiva, do geral para o particular, este artigo pretende ampliar as análises dos sujeitos encontrados na literatura pós-colonial brasileira no propósito de se averiguar as marcas de opressão impressas nos personagens encontrados na literatura patativiana que fora marginalizada, por um tempo, pelo cânone eurocêntrico e ver como os moldes dos discursos hegemônicos eurocentristas impelem a margem os sujeitos encontrados nessa camada social, impedido a subjetivação e usurpando a voz do sertanejo através dos discursos dominantes, não permitindo que saia da sua condição subalterna. Portanto, foi através da literatura de Assaré que evidenciamos como essas marcas pós-coloniais estão presentes no âmbito social, cultural, ideológico e literário da cultura popular. Assim, concluímos que existe um sujeito subalterno sertanejo presente na literatura popular de Patativa do Assaré e que merece destaque dentro do campo dos estudos subalternos e culturais da literatura brasileira."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_835_e3709783171173991ccb8fbbf73935c1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO WELLINGTON CARNEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON CARNEIRO"
    "autor_email" => "wellington18ico@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4313
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 471
    "inscrito_id" => 835
    "titulo" => "UMA AMOSTRAGEM DO SERTANEJO SUBALTERNO PÓS-COLONIAL EM PATATIVA DO ASSARÉ"
    "resumo" => "Este trabalho apresentará como o sertanejo encontrado na obra Cante lá que Eu Canto Cá de Patativa do Assaré (1992) aparece representado dentro do universo pós-colonial brasileiro. Nessa perspectiva, o uso da teoria do subalterno abordada por Gayatri Chakravorti Spivak (1994) será a norteadora para as abordagens sugeridas. Assim, será estabelecido um paralelo entre o sertanejo patativiano visto em sua literatura popular e o subalterno apresentado por Spivak no seu livro Pode o Subalterno Falar?(1994) com o objetivo de analisar como os moldes coloniais e pós-coloniais agem sobre o personagem patativiano, fazendo-se uma comparação entre a subalternidade spivakiana e um novo ser que surge com esta ótica, o sertanejo subalterno pós-colonial. Através do método dialético, partindo-se de uma abordagem dedutiva, do geral para o particular, este artigo pretende ampliar as análises dos sujeitos encontrados na literatura pós-colonial brasileira no propósito de se averiguar as marcas de opressão impressas nos personagens encontrados na literatura patativiana que fora marginalizada, por um tempo, pelo cânone eurocêntrico e ver como os moldes dos discursos hegemônicos eurocentristas impelem a margem os sujeitos encontrados nessa camada social, impedido a subjetivação e usurpando a voz do sertanejo através dos discursos dominantes, não permitindo que saia da sua condição subalterna. Portanto, foi através da literatura de Assaré que evidenciamos como essas marcas pós-coloniais estão presentes no âmbito social, cultural, ideológico e literário da cultura popular. Assim, concluímos que existe um sujeito subalterno sertanejo presente na literatura popular de Patativa do Assaré e que merece destaque dentro do campo dos estudos subalternos e culturais da literatura brasileira."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_835_e3709783171173991ccb8fbbf73935c1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO WELLINGTON CARNEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON CARNEIRO"
    "autor_email" => "wellington18ico@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

Este trabalho apresentará como o sertanejo encontrado na obra Cante lá que Eu Canto Cá de Patativa do Assaré (1992) aparece representado dentro do universo pós-colonial brasileiro. Nessa perspectiva, o uso da teoria do subalterno abordada por Gayatri Chakravorti Spivak (1994) será a norteadora para as abordagens sugeridas. Assim, será estabelecido um paralelo entre o sertanejo patativiano visto em sua literatura popular e o subalterno apresentado por Spivak no seu livro Pode o Subalterno Falar?(1994) com o objetivo de analisar como os moldes coloniais e pós-coloniais agem sobre o personagem patativiano, fazendo-se uma comparação entre a subalternidade spivakiana e um novo ser que surge com esta ótica, o sertanejo subalterno pós-colonial. Através do método dialético, partindo-se de uma abordagem dedutiva, do geral para o particular, este artigo pretende ampliar as análises dos sujeitos encontrados na literatura pós-colonial brasileira no propósito de se averiguar as marcas de opressão impressas nos personagens encontrados na literatura patativiana que fora marginalizada, por um tempo, pelo cânone eurocêntrico e ver como os moldes dos discursos hegemônicos eurocentristas impelem a margem os sujeitos encontrados nessa camada social, impedido a subjetivação e usurpando a voz do sertanejo através dos discursos dominantes, não permitindo que saia da sua condição subalterna. Portanto, foi através da literatura de Assaré que evidenciamos como essas marcas pós-coloniais estão presentes no âmbito social, cultural, ideológico e literário da cultura popular. Assim, concluímos que existe um sujeito subalterno sertanejo presente na literatura popular de Patativa do Assaré e que merece destaque dentro do campo dos estudos subalternos e culturais da literatura brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.