Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

GESTAR II: O LUGAR DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4151
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 831
    "inscrito_id" => 743
    "titulo" => "GESTAR II: O LUGAR DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta o Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, que caracteriza-se pela formação continuada em serviço semipresencial, destinado aos professores de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como foco principal a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e acompanhamento da ação do professor no local de trabalho. Toda a proposta do programa está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, compreendido entre o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O interesse pelo tema em questão surgiu pelas exigências impostas a nós professores efetivos da rede pública estadual da Bahia na disciplina de Língua Portuguesa, frente às necessidades de colocar em prática as propostas oriundas da União em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia. O foco desse trabalho consistirá em analisar o lugar da literatura  na formação dos professores de língua portuguesa apresentados pelo programa Gestar II, a partir da compreensão dos textos apresentados nos cadernos de Teoria e Prática. Tendo como referencial autores como KLEIMAN (2008), BARTHES (2007), JOUVE (2012) (1997), PROENÇA FILHO (2007), PRETTI (2000) MIZUKAMI (2006), BAKHTIN, CÂNDIDO, ECO, CALVINO entre outros, PCN´s, LDB 9394/96 e principalmente os cadernos de teoria e prática (TP) do Gestar. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa, definida por Saviani (1991) como monografia de base, ou estudo bibliográfico..Palavras-chave: Gestar II, literatura e ensino, formação de professor."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_743_927a39d1873f4a89c0293fc9d672585a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA PATROCINIO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA PATROCINIO"
    "autor_email" => "alexandraflp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEFS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4151
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 831
    "inscrito_id" => 743
    "titulo" => "GESTAR II: O LUGAR DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta o Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, que caracteriza-se pela formação continuada em serviço semipresencial, destinado aos professores de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como foco principal a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e acompanhamento da ação do professor no local de trabalho. Toda a proposta do programa está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, compreendido entre o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O interesse pelo tema em questão surgiu pelas exigências impostas a nós professores efetivos da rede pública estadual da Bahia na disciplina de Língua Portuguesa, frente às necessidades de colocar em prática as propostas oriundas da União em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia. O foco desse trabalho consistirá em analisar o lugar da literatura  na formação dos professores de língua portuguesa apresentados pelo programa Gestar II, a partir da compreensão dos textos apresentados nos cadernos de Teoria e Prática. Tendo como referencial autores como KLEIMAN (2008), BARTHES (2007), JOUVE (2012) (1997), PROENÇA FILHO (2007), PRETTI (2000) MIZUKAMI (2006), BAKHTIN, CÂNDIDO, ECO, CALVINO entre outros, PCN´s, LDB 9394/96 e principalmente os cadernos de teoria e prática (TP) do Gestar. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa, definida por Saviani (1991) como monografia de base, ou estudo bibliográfico..Palavras-chave: Gestar II, literatura e ensino, formação de professor."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_743_927a39d1873f4a89c0293fc9d672585a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA PATROCINIO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA PATROCINIO"
    "autor_email" => "alexandraflp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEFS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

Este artigo apresenta o Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, que caracteriza-se pela formação continuada em serviço semipresencial, destinado aos professores de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como foco principal a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e acompanhamento da ação do professor no local de trabalho. Toda a proposta do programa está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, compreendido entre o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O interesse pelo tema em questão surgiu pelas exigências impostas a nós professores efetivos da rede pública estadual da Bahia na disciplina de Língua Portuguesa, frente às necessidades de colocar em prática as propostas oriundas da União em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia. O foco desse trabalho consistirá em analisar o lugar da literatura na formação dos professores de língua portuguesa apresentados pelo programa Gestar II, a partir da compreensão dos textos apresentados nos cadernos de Teoria e Prática. Tendo como referencial autores como KLEIMAN (2008), BARTHES (2007), JOUVE (2012) (1997), PROENÇA FILHO (2007), PRETTI (2000) MIZUKAMI (2006), BAKHTIN, CÂNDIDO, ECO, CALVINO entre outros, PCN´s, LDB 9394/96 e principalmente os cadernos de teoria e prática (TP) do Gestar. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa, definida por Saviani (1991) como monografia de base, ou estudo bibliográfico..Palavras-chave: Gestar II, literatura e ensino, formação de professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.