Este artigo apresenta o Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, que caracteriza-se pela formação continuada em serviço semipresencial, destinado aos professores de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como foco principal a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e acompanhamento da ação do professor no local de trabalho. Toda a proposta do programa está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, compreendido entre o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O interesse pelo tema em questão surgiu pelas exigências impostas a nós professores efetivos da rede pública estadual da Bahia na disciplina de Língua Portuguesa, frente às necessidades de colocar em prática as propostas oriundas da União em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia. O foco desse trabalho consistirá em analisar o lugar da literatura na formação dos professores de língua portuguesa apresentados pelo programa Gestar II, a partir da compreensão dos textos apresentados nos cadernos de Teoria e Prática. Tendo como referencial autores como KLEIMAN (2008), BARTHES (2007), JOUVE (2012) (1997), PROENÇA FILHO (2007), PRETTI (2000) MIZUKAMI (2006), BAKHTIN, CÂNDIDO, ECO, CALVINO entre outros, PCN´s, LDB 9394/96 e principalmente os cadernos de teoria e prática (TP) do Gestar. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa, definida por Saviani (1991) como monografia de base, ou estudo bibliográfico..Palavras-chave: Gestar II, literatura e ensino, formação de professor.