GESTAR II: O LUGAR DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4151 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 831 "inscrito_id" => 743 "titulo" => "GESTAR II: O LUGAR DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este artigo apresenta o Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, que caracteriza-se pela formação continuada em serviço semipresencial, destinado aos professores de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como foco principal a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e acompanhamento da ação do professor no local de trabalho. Toda a proposta do programa está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, compreendido entre o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O interesse pelo tema em questão surgiu pelas exigências impostas a nós professores efetivos da rede pública estadual da Bahia na disciplina de Língua Portuguesa, frente às necessidades de colocar em prática as propostas oriundas da União em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia. O foco desse trabalho consistirá em analisar o lugar da literatura na formação dos professores de língua portuguesa apresentados pelo programa Gestar II, a partir da compreensão dos textos apresentados nos cadernos de Teoria e Prática. Tendo como referencial autores como KLEIMAN (2008), BARTHES (2007), JOUVE (2012) (1997), PROENÇA FILHO (2007), PRETTI (2000) MIZUKAMI (2006), BAKHTIN, CÂNDIDO, ECO, CALVINO entre outros, PCN´s, LDB 9394/96 e principalmente os cadernos de teoria e prática (TP) do Gestar. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa, definida por Saviani (1991) como monografia de base, ou estudo bibliográfico..Palavras-chave: Gestar II, literatura e ensino, formação de professor." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_743_927a39d1873f4a89c0293fc9d672585a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA PATROCINIO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA PATROCINIO" "autor_email" => "alexandraflp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEFS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4151 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 831 "inscrito_id" => 743 "titulo" => "GESTAR II: O LUGAR DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este artigo apresenta o Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, que caracteriza-se pela formação continuada em serviço semipresencial, destinado aos professores de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como foco principal a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e acompanhamento da ação do professor no local de trabalho. Toda a proposta do programa está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, compreendido entre o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O interesse pelo tema em questão surgiu pelas exigências impostas a nós professores efetivos da rede pública estadual da Bahia na disciplina de Língua Portuguesa, frente às necessidades de colocar em prática as propostas oriundas da União em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia. O foco desse trabalho consistirá em analisar o lugar da literatura na formação dos professores de língua portuguesa apresentados pelo programa Gestar II, a partir da compreensão dos textos apresentados nos cadernos de Teoria e Prática. Tendo como referencial autores como KLEIMAN (2008), BARTHES (2007), JOUVE (2012) (1997), PROENÇA FILHO (2007), PRETTI (2000) MIZUKAMI (2006), BAKHTIN, CÂNDIDO, ECO, CALVINO entre outros, PCN´s, LDB 9394/96 e principalmente os cadernos de teoria e prática (TP) do Gestar. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa, definida por Saviani (1991) como monografia de base, ou estudo bibliográfico..Palavras-chave: Gestar II, literatura e ensino, formação de professor." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_743_927a39d1873f4a89c0293fc9d672585a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA PATROCINIO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA PATROCINIO" "autor_email" => "alexandraflp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEFS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }