TRÊS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS: UMA IDEIA DE FORMAÇÃO Alessandra Maria Moreira GimenesResumo: Este texto apresenta os primeiros resultados de pesquisa de Doutorado em desenvolvimento junto ao Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. A pesquisa busca investigar, nos contos “Um cão de latão ao rabo” (1878), “ O programa” (1883) e “Conto de escola” (1884), de Machado de Assis, a maneira pela qual é representada a escola e seu papel na formação das personagens. Ao retratarem a escola, seu cotidiano, o perfil de professores e alunos, as narrativas apresentam, no desenvolver de suas tramas, nas ações dos protagonistas e nos diferentes discursos (narrador, personagem, autor implícito), uma determinada concepção de formação pela educação escolar. Assim, objetiva-se perceber como os textos machadianos retratam o homem em formação, a escola e a educação do Brasil do século XIX. A análise das respectivas obras apóia-se nas concepções teóricas de M. Bakhtin (2003), sobretudo em A estética da criação verbal e em Marxismo e filosofia da linguagem, valendo-se ainda de textos de estudiosos machadianos, entre eles, os de Alfredo Bosi.Palavras-chave: educação, literatura, formação.