Esta é uma pesquisa de doutorado que caminha por pensar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos, por meio do qual se construiu, na instituição escolar, formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizo a genealogia como abordagem metodológica. Entretanto, não busco uma identidade de mulher, mas sim, percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras, do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, irei traçando narrativa de si dessas docentes que atuam na comunidade, junto as intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação. Portanto, proponho pensar produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea, numa construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares.