Artigo E-book CONQUEER

E-books

ISBN: 978-85-61702-52-6

O DESAFIO DAS “INFÂNCIAS QUEER” NO CURRÍCULO ESCOLAR

Palavra-chaves: INFÂNCIA QUEER, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos
"2018-04-11 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 40236
    "edicao_id" => 85
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "O DESAFIO DAS “INFÂNCIAS QUEER” NO CURRÍCULO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como finalidade problematizar a emergência de infâncias queer e contribuir à discussão da criança como corpo que destoa e bagunça as normas de gênero e sexualidade e os movimentos curriculares dentro da escola. Nosso problema é: Quais desafios curriculares são trazidos por um corpo infantil considerado “afeminado” ou “masculinizado”? Em diálogo com a escrita de Michel Foucault, problematizamos a visão de infância enquanto temporalidade humana marcada por aspectos biológicos circunscritos dentro do território social em que se cristaliza a imagem da criança como ser universal, a-histórico e sobretudo, sem sexualidade. Justificamos a importância deste artigo por investigar as questões de gênero e sexualidade dentro do âmbito educacional, local no qual se manifesta preconceitos e tabus em relação à temática, reforçando as discriminações. Nesse sentido, discutimos, também, relações de poder no “chão da escola”, vez que a presença de uma “criança queer” mostra-se transgressora aos padrões da sala de aula no tocante à manifestação de gênero e sexualidade dissidentes, personificando uma resistência aos mecanismos de controle dessa sociedade dicotòmica. Optamos, como caminho metodológico, pelo relato de experiência conjugado com uma pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento as teorias curriculares pós-críticas, com Tomaz Tadeu da Silva, e a teoria queer, de Judith Butler. No campo da educação, entendemos haver diálogo entre a teoria queer e a educação por pedagogias e currículos para além dos binarismos como pensado por Guacira Lopes Louro. São sexualidades entrecruzadas, interseccionalizadas com classe, gênero, origem, raça, etc. Os resultados da pesquisa evidenciam discursividades desafiadoras nesses corpos, infâncias que escapam aos padrões dicotômicos e desafiam atualizações no currículo escolar do ensino fundamental e formação pedagógica que contemple discussões em pluralidades culturais, sexuais, sociais. Nossas considerações finais apontam para a emergência do aprofundamento na investigação dessa temática e na inclusão de “infâncias queer” nos debates curriculares, educacionais, populares e acadêmicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIA QUEER, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV106_MD1_SA2_ID74_05032018112516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA NARA COSTA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabella.athos@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-conqueer"
    "edicao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "edicao_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
    "edicao_capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 53
    "publicacao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-52-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 40236
    "edicao_id" => 85
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "O DESAFIO DAS “INFÂNCIAS QUEER” NO CURRÍCULO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como finalidade problematizar a emergência de infâncias queer e contribuir à discussão da criança como corpo que destoa e bagunça as normas de gênero e sexualidade e os movimentos curriculares dentro da escola. Nosso problema é: Quais desafios curriculares são trazidos por um corpo infantil considerado “afeminado” ou “masculinizado”? Em diálogo com a escrita de Michel Foucault, problematizamos a visão de infância enquanto temporalidade humana marcada por aspectos biológicos circunscritos dentro do território social em que se cristaliza a imagem da criança como ser universal, a-histórico e sobretudo, sem sexualidade. Justificamos a importância deste artigo por investigar as questões de gênero e sexualidade dentro do âmbito educacional, local no qual se manifesta preconceitos e tabus em relação à temática, reforçando as discriminações. Nesse sentido, discutimos, também, relações de poder no “chão da escola”, vez que a presença de uma “criança queer” mostra-se transgressora aos padrões da sala de aula no tocante à manifestação de gênero e sexualidade dissidentes, personificando uma resistência aos mecanismos de controle dessa sociedade dicotòmica. Optamos, como caminho metodológico, pelo relato de experiência conjugado com uma pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento as teorias curriculares pós-críticas, com Tomaz Tadeu da Silva, e a teoria queer, de Judith Butler. No campo da educação, entendemos haver diálogo entre a teoria queer e a educação por pedagogias e currículos para além dos binarismos como pensado por Guacira Lopes Louro. São sexualidades entrecruzadas, interseccionalizadas com classe, gênero, origem, raça, etc. Os resultados da pesquisa evidenciam discursividades desafiadoras nesses corpos, infâncias que escapam aos padrões dicotômicos e desafiam atualizações no currículo escolar do ensino fundamental e formação pedagógica que contemple discussões em pluralidades culturais, sexuais, sociais. Nossas considerações finais apontam para a emergência do aprofundamento na investigação dessa temática e na inclusão de “infâncias queer” nos debates curriculares, educacionais, populares e acadêmicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIA QUEER, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV106_MD1_SA2_ID74_05032018112516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA NARA COSTA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabella.athos@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-conqueer"
    "edicao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "edicao_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
    "edicao_capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 53
    "publicacao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-52-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 85
        "publicacao_id" => 53
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-conqueer"
        "nome" => "E-book CONQUEER"
        "nome_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
        "descricao" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
        "pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
        "logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
        "capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-11"
        "final_evento" => "2018-04-13"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-11 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 85
        "publicacao_id" => 53
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-conqueer"
        "nome" => "E-book CONQUEER"
        "nome_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
        "descricao" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
        "pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
        "logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
        "capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-11"
        "final_evento" => "2018-04-13"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-11 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 57
                "edicao_id" => 85
                "codigo" => "978-85-61702-52-6"
                "capa" => "5f1f51f1b6003_27072020191513.jpg"
                "titulo" => "E-book CONQUEER"
                "prefacio" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MANUEL DE OLIVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  ANA CRISTINA NASCIMENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDERSON FERRARI - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A BANDEIRA SILVA DE FARIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  BERECINE BENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  CARLA REZENDE GOMES - (Doutor)<br />\r\n
                  CHIRLAINE CRISTINE GON&Ccedil;ALVES - (Profissional)<br />\r\n
                  CLAUDIENE SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  DANILLO DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O PEREIRA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  DINAMARA GARCIA FELDENS - (Profissional)<br />\r\n
                  EDVALDO SOUZA COUTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  FABIO ZOBOLI - (Profissional)<br />\r\n
                  FRANCISCA VER&Ocirc;NICA CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  FRANCISCO A. ZURIAN - (Doutor)<br />\r\n
                  GILVAN DA COSTA SANTANA - (Mestre)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO - (Profissional)<br />\r\n
                  J. IGNACIO PICHARDO - (Doutor)<br />\r\n
                  JEANE FELIX DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  JOANICE SANTOS CONCEI&Ccedil;&Atilde;O - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA - (Profissional)<br />\r\n
                  LIVIA DE REZENDE CARDOSO - (Profissional)<br />\r\n
                  MANOEL MESSIAS RODRIGUES SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCELO HENRIQUE GON&Ccedil;ALVES DE MIRANDA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCIO RODRIGO VALE CAETANO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS LOPES SOUZA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS RIBEIRO DE MELO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA SOUZA COUTO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA D&Oacute;REA FIGUEIREDO PINTO - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA DO ROS&Aacute;RIO DE F&Aacute;TIMA ANDRADE LEIT&Atilde;O - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA SILENE DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS - (Profissional)<br />\r\n
                  N&Uacute;BIA MOREIRA - (Profissional)<br />\r\n
                  PABLO P&Eacute;REZ NAVARRO - (Profissional)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  PAULA CRISTINA SILVA - (Mestre)<br />\r\n
                  PRISCILA GOMES DORNELLES - (Doutor)<br />\r\n
                  RODRIGO DORNELAS - (Doutor)<br />\r\n
                  S&Eacute;RGIO LIMA DOS SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SILMERE ALVES SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SUZANA MARY DE ANDRADE NUNES - (Profissional)<br />\r\n
                  TANIA SUELY ANTONELLI MARCLINO BRABO - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "270720201903_E-BOOK-CONQUEER.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-22 11:28:07"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 57
                "edicao_id" => 85
                "codigo" => "978-85-61702-52-6"
                "capa" => "5f1f51f1b6003_27072020191513.jpg"
                "titulo" => "E-book CONQUEER"
                "prefacio" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MANUEL DE OLIVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  ANA CRISTINA NASCIMENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDERSON FERRARI - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A BANDEIRA SILVA DE FARIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  BERECINE BENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  CARLA REZENDE GOMES - (Doutor)<br />\r\n
                  CHIRLAINE CRISTINE GON&Ccedil;ALVES - (Profissional)<br />\r\n
                  CLAUDIENE SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  DANILLO DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O PEREIRA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  DINAMARA GARCIA FELDENS - (Profissional)<br />\r\n
                  EDVALDO SOUZA COUTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  FABIO ZOBOLI - (Profissional)<br />\r\n
                  FRANCISCA VER&Ocirc;NICA CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  FRANCISCO A. ZURIAN - (Doutor)<br />\r\n
                  GILVAN DA COSTA SANTANA - (Mestre)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO - (Profissional)<br />\r\n
                  J. IGNACIO PICHARDO - (Doutor)<br />\r\n
                  JEANE FELIX DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  JOANICE SANTOS CONCEI&Ccedil;&Atilde;O - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA - (Profissional)<br />\r\n
                  LIVIA DE REZENDE CARDOSO - (Profissional)<br />\r\n
                  MANOEL MESSIAS RODRIGUES SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCELO HENRIQUE GON&Ccedil;ALVES DE MIRANDA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCIO RODRIGO VALE CAETANO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS LOPES SOUZA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS RIBEIRO DE MELO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA SOUZA COUTO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA D&Oacute;REA FIGUEIREDO PINTO - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA DO ROS&Aacute;RIO DE F&Aacute;TIMA ANDRADE LEIT&Atilde;O - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA SILENE DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS - (Profissional)<br />\r\n
                  N&Uacute;BIA MOREIRA - (Profissional)<br />\r\n
                  PABLO P&Eacute;REZ NAVARRO - (Profissional)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  PAULA CRISTINA SILVA - (Mestre)<br />\r\n
                  PRISCILA GOMES DORNELLES - (Doutor)<br />\r\n
                  RODRIGO DORNELAS - (Doutor)<br />\r\n
                  S&Eacute;RGIO LIMA DOS SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SILMERE ALVES SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SUZANA MARY DE ANDRADE NUNES - (Profissional)<br />\r\n
                  TANIA SUELY ANTONELLI MARCLINO BRABO - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "270720201903_E-BOOK-CONQUEER.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-22 11:28:07"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade problematizar a emergência de infâncias queer e contribuir à discussão da criança como corpo que destoa e bagunça as normas de gênero e sexualidade e os movimentos curriculares dentro da escola. Nosso problema é: Quais desafios curriculares são trazidos por um corpo infantil considerado “afeminado” ou “masculinizado”? Em diálogo com a escrita de Michel Foucault, problematizamos a visão de infância enquanto temporalidade humana marcada por aspectos biológicos circunscritos dentro do território social em que se cristaliza a imagem da criança como ser universal, a-histórico e sobretudo, sem sexualidade. Justificamos a importância deste artigo por investigar as questões de gênero e sexualidade dentro do âmbito educacional, local no qual se manifesta preconceitos e tabus em relação à temática, reforçando as discriminações. Nesse sentido, discutimos, também, relações de poder no “chão da escola”, vez que a presença de uma “criança queer” mostra-se transgressora aos padrões da sala de aula no tocante à manifestação de gênero e sexualidade dissidentes, personificando uma resistência aos mecanismos de controle dessa sociedade dicotòmica. Optamos, como caminho metodológico, pelo relato de experiência conjugado com uma pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento as teorias curriculares pós-críticas, com Tomaz Tadeu da Silva, e a teoria queer, de Judith Butler. No campo da educação, entendemos haver diálogo entre a teoria queer e a educação por pedagogias e currículos para além dos binarismos como pensado por Guacira Lopes Louro. São sexualidades entrecruzadas, interseccionalizadas com classe, gênero, origem, raça, etc. Os resultados da pesquisa evidenciam discursividades desafiadoras nesses corpos, infâncias que escapam aos padrões dicotômicos e desafiam atualizações no currículo escolar do ensino fundamental e formação pedagógica que contemple discussões em pluralidades culturais, sexuais, sociais. Nossas considerações finais apontam para a emergência do aprofundamento na investigação dessa temática e na inclusão de “infâncias queer” nos debates curriculares, educacionais, populares e acadêmicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.