Este artigo descreve resultados da pesquisa de Iniciação Científica que teve como objeto de estudo os sentidos e significados do brincar na atividade de ensinar na educação infantil. O aporte teórico e metodológico que fundamenta esta pesquisa tem como base a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) e a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol). No desenvolvimento da pesquisa criamos situações geradoras de conflitos e de compartilhamento de significados e negociação de sentidos, mediados pela reflexão crítica (LIBERALI, 2008) em colaboração (MAGALHÃES, 2009). O envolvimento entre pesquisadores, professoras da educação infantil e da bolsista do (PIBIC) visava à formação crítica, criativa e colaborativa em contexto de pesquisa científica. As discussões que apresentamos demonstram a expansão de sentidos das colaboradoras e o compartilhamento de significados, promovido, principalmente, por meio da colaboração que ocorreu em duas sessões reflexivas, em que refletimos sobre os sentidos do brincar. A linguagem crítica e a interação entre as partícipes possibilitaram que a referida expansão fosse produzida.