O trabalho apresenta parte de pesquisa que objetivou analisar a política de democratização da gestão escolar no Estado de Pernambuco, através da implementação da eleição de gestores no Projeto Escola Democrática a partir do ano 2001. Partindo da análise de conteúdo, examina as concepções de democracia, gestão escolar e eleição presentes no discurso de gestores eleitos através da participação nas etapas do referido projeto. Dentre os achados, observamos que a capacitação – etapa inserida na terceira edição do projeto, realizada em 2007 – foi avaliada de forma muito positiva pelos gestores como mecanismo de formação nos principais temas inerentes à gestão escolar. A pesquisa foi realizada com doze gestores de escolas situadas nas três regiões do Estado: litoral-mata, agreste e sertão. Embora reconheçam os limites presentes nas etapas processuais do Projeto Escola Democrática os gestores eleitos demonstram interesse em consolidar as práticas democratizadoras no cotidiano escolar. Os gestores demonstram ser favoráveis à manutenção do Projeto Escola Democrática em Pernambuco com vista à consolidação da democracia no espaço escolar.