O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer os principais aspectos históricos da educação piauiense desde a colônia até o inicio da primeira República, os principais fatos relacionados, os atores envolvidos, ou seja, um apanhado de informações que possibilitarão um maior entendimento acerca do tema discutido situadas na época citada. O trabalho foi norteado a partir das idéias desenvolvidas por Costa Filho (2006) onde enfatiza a questão do ensino alternativo, este que surgiu no período Colonial e foi o principal responsável pela difusão do ensino no Piauí. Utilizamos as discussões desenvolvidas por Brito (1996) à respeito da contribuição dos Jesuítas para o ensino das primeiras letras, que naquele momento histórico foi decisivo para um significativo desenvolvimento do ensino. Já discutindo a educação no período Imperial Ferro (1996) destaca a importância da iniciativa privada e a relevante participação de Pe. Marcos, no que se refere ao empenho em melhorar o ensino no estado, e por fim Brito (1996) evidencia a forte influência política que permeava o cenário educativo no período Republicano. O presente trabalho é de cunho bibliográfico, realizado através de pesquisas historiográficas, que possibilitou um maior conhecimento e entendimento acerca da educação nas diversas épocas apresentadas. No período Colonial concluiu-se que a educação foi considerada precária, devido à falta de investimentos financeiros e a mão-de-obra desqualificada, já no período Imperial conhecemos a despreocupação dos governantes com a educação e o fracasso do método Lancaster, e finalmente no período Republicano percebemos a forte influência política à respeito da contratação dos mestres.Palavras-chave: História. Educação. Piauense.