Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvido na disciplina Organização e Funcionamento da Educação Brasileira do curso de Pedagogia da (UERN/CAMEAM). Propõe-se discutir o novo paradigma da gestão educacional básica brasileira, orientada na contemporaneidade para parcerias público-privado, avaliação dos resultados e responsabilização. Para tanto nos respaldamos teoricamente nos seguintes autores (PEREIRA, 1998; PERONI, 1999); (JAMIL CURY, 2000), (CORAGGIO, 2003), (MONTAÑO, 2003), (CABRAL NETO E CASTRO, 2005), (BEISIEGEL, 2006), (MORAIS, 2007), (LUCKESI, 2008), (OLIVEIRA, 2009). A reestruturação na Gestão Pública está relacionada ao processo de mudança socioeconômico, cultural e tecnológico, provocou grandes mudanças no funcionamento da Educação brasileira, objetiva alcançar indicativos de qualidade educacionais ao criar uma cultura de avaliação. São mudanças advindas da nova gestão pública gerencialista focada em políticas de controle total dos resultados, essas práticas avaliativas e regulatórias sugerem um compartilhamento de responsabilização pelos resultados institucionais com os sujeitos da escola e do sistema de Ensino. Para contrapor teoricamente utiliza-se autores que a pregoa a qualidade da educação básica brasileira em sentido literalmente baseado aos princípios sociais.