FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE ÉTICO-PROFISSIONAL DO DOCENTE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 227 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 495 "titulo" => "FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE ÉTICO-PROFISSIONAL DO DOCENTE" "resumo" => "Partindo da premissa de que a auto-imagem, pessoal e profissional, é fator fundamental para a formação e desenvolvimento da identidade ético-profissional docente, o presente trabalho tem o objetivo de esmiuçar a categoria de análise identidade docente como um como um constructo ao mesmo tempo individual e histórico-social. Neste sentido, o texto do artigo faz uma abordagem do conceito de identidade e destaca a diversidade de compreensões do mesmo conceito nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, analisa e discute o processo de formação e desenvolvimento da identidade docente, com ênfase especial à experiência pessoal e profissional como fatores fundamentais na configuração da “forma identitária docente”. Dessa forma, buscamos, neste trabalho, estudar o processo de construção da identidade docente como um fenômeno complexo e dinâmico em constante transformação. Para tanto, utilizamos a análise dos dados obtidos a partir de duas entrevistas com duas pedagogas. Além disso, contamos com o referencial teórico de autores como Martinazzo (2010), Morin (2000), Coutinho (2007). A metodologia utilizada compreendeu a revisão teórico-bibliográfica de textos e a análise de questionários. Como resultado mais expressivo do trabalho pode-se atentar para o dado de que a categoria docente ainda tem uma visão muito restritiva e individualista de identidade, embora alguns identifiquem identidade com o processo dinâmico de transformações sociais. A base dessa afirmação está nas respostas cedidas por duas professoras submetidas a um questionário sobre a temática da identidade docente, as quais expressaram conceituações muito próximas do senso comum." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Identidade, Formação da identidade, Identidade docente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "fd1e5b5ca7bcaf88ac18a6bccc5a4f87_495.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE EDUARDO FERREIRA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "GEORGE MESQUITA" "autor_email" => "george7@zipmail.com.br" "autor_ies" => "CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE ALBUQUERQUE MAIA-CAMEAM, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 227 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 495 "titulo" => "FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE ÉTICO-PROFISSIONAL DO DOCENTE" "resumo" => "Partindo da premissa de que a auto-imagem, pessoal e profissional, é fator fundamental para a formação e desenvolvimento da identidade ético-profissional docente, o presente trabalho tem o objetivo de esmiuçar a categoria de análise identidade docente como um como um constructo ao mesmo tempo individual e histórico-social. Neste sentido, o texto do artigo faz uma abordagem do conceito de identidade e destaca a diversidade de compreensões do mesmo conceito nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, analisa e discute o processo de formação e desenvolvimento da identidade docente, com ênfase especial à experiência pessoal e profissional como fatores fundamentais na configuração da “forma identitária docente”. Dessa forma, buscamos, neste trabalho, estudar o processo de construção da identidade docente como um fenômeno complexo e dinâmico em constante transformação. Para tanto, utilizamos a análise dos dados obtidos a partir de duas entrevistas com duas pedagogas. Além disso, contamos com o referencial teórico de autores como Martinazzo (2010), Morin (2000), Coutinho (2007). A metodologia utilizada compreendeu a revisão teórico-bibliográfica de textos e a análise de questionários. Como resultado mais expressivo do trabalho pode-se atentar para o dado de que a categoria docente ainda tem uma visão muito restritiva e individualista de identidade, embora alguns identifiquem identidade com o processo dinâmico de transformações sociais. A base dessa afirmação está nas respostas cedidas por duas professoras submetidas a um questionário sobre a temática da identidade docente, as quais expressaram conceituações muito próximas do senso comum." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Identidade, Formação da identidade, Identidade docente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "fd1e5b5ca7bcaf88ac18a6bccc5a4f87_495.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE EDUARDO FERREIRA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "GEORGE MESQUITA" "autor_email" => "george7@zipmail.com.br" "autor_ies" => "CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE ALBUQUERQUE MAIA-CAMEAM, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }