Partindo da premissa de que a auto-imagem, pessoal e profissional, é fator fundamental para a formação e desenvolvimento da identidade ético-profissional docente, o presente trabalho tem o objetivo de esmiuçar a categoria de análise identidade docente como um como um constructo ao mesmo tempo individual e histórico-social. Neste sentido, o texto do artigo faz uma abordagem do conceito de identidade e destaca a diversidade de compreensões do mesmo conceito nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, analisa e discute o processo de formação e desenvolvimento da identidade docente, com ênfase especial à experiência pessoal e profissional como fatores fundamentais na configuração da “forma identitária docente”. Dessa forma, buscamos, neste trabalho, estudar o processo de construção da identidade docente como um fenômeno complexo e dinâmico em constante transformação. Para tanto, utilizamos a análise dos dados obtidos a partir de duas entrevistas com duas pedagogas. Além disso, contamos com o referencial teórico de autores como Martinazzo (2010), Morin (2000), Coutinho (2007). A metodologia utilizada compreendeu a revisão teórico-bibliográfica de textos e a análise de questionários. Como resultado mais expressivo do trabalho pode-se atentar para o dado de que a categoria docente ainda tem uma visão muito restritiva e individualista de identidade, embora alguns identifiquem identidade com o processo dinâmico de transformações sociais. A base dessa afirmação está nas respostas cedidas por duas professoras submetidas a um questionário sobre a temática da identidade docente, as quais expressaram conceituações muito próximas do senso comum.