Este trabalho é uma proposta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID promovido pela CAPES, realizado no CAMEAM/UERN, do Departamento de Educação. Tem por objetivo analisar a importância dos métodos de alfabetização, através das “falas” das professoras supervisoras do PIBID, evidenciando os avanços e dificuldades do Programa Alfa e Beto proporcionaram. Para a realização deste estudo utilizamos como procedimento de coleta dos dados, um questionário semiestruturado com questões abertas, direcionadas a duas Professoras Supervisoras da Escola Estadual José Guedes do Rêgo e uma da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, participantes do PIBID, Pau dos Ferros/RN. Nos respaldamos teoricamente nos estudos de (MORTATTI, 2006; MENDONÇA, S/D; NASCIMENTO, 2011). Mediante os estudos realizados pudemos perceber que os métodos de alfabetização contribuíram para o enriquecimento da formação docente apesar da defesa ao Método fônico ser a prioridade nos ensinamentos em sala de aula. Palavras-chave: Alfabetização. Métodos. Aprendizagem Programa Alfa e Beto.