Abordar questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem se deve ao grande número de crianças em idade escolar que apresentam essa problemática. Visando ampliar o conhecimento sobre o assunto e reconhecendo que a escrita é elementar, foi feito o estudo do tema. Foram participantes 55 crianças, de ambos os sexos, entre 08 e 11 anos do ensino fundamental, de uma escola pública e uma particular. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita, ADAPE. Pode-se observar que a maior parte dos participantes obteve baixa pontuação, o que indica que poucas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem. Constatou-se que os alunos do 3º ano, pertencentes de uma escola pública, apresentaram maiores dificuldades, sendo que dos 20 participantes, 45% apresentaram dificuldade de aprendizagem acentuada. Conclui-se que a dificuldade de aprendizagem é uma realidade, porém quanto mais cedo diagnosticada e assistida, maior a possibilidade dessa criança superar o problema.