O propósito deste artigo é discutir sobre a literatura infantil e o papel que a mesma exerce sobre o sujeito. Busca-se discutir sobre sua contribuição para a formação de leitores críticos na atualidade, ressaltando a forma que a escola pode ajudar nesse processo. Diante disso, trazemos as reflexões teóricas baseadas em autores como: Coelho (1993-2000), Freire (1984), Geraldi (1996), Gregorin Filho (2009), e Maia (2007), são autores que conversam com tema e nos dão embasamento teórico norteador do assunto. Para tanto, achamos necessário fazer antes de tudo, um percurso histórico sobre a origem da literatura infantil e sua finalidade até os dias atuais. Em seguida, discute-se questões sobre a literatura como ferramenta de apoio pedagógico que auxilia o professor no processo de aprendizagem da leitura e escrita, bem como o gosto pela leitura e sua relação com a literatura, ressalta-se ainda o papel formador de opiniões da literatura. Os resultados desta pesquisa resultam em estudos mais aprofundados sobre a origem e formação da literatura, e sua relação com a leitura.