O texto trabalhado em sala como perspectiva de formação leitora e do letramento literário é fundamental como prática escolar e experiência de leitura compartilhada. As atividades de leitura precisam ter notoriedade em manifestações culturais escolares, através de práticas literárias e efetiva leitura dos textos; promovendo conhecimento, criatividade, prazer, formação cultural do aluno, além de contribuir com a preparação de alunos como leitores-protagonistas e de professores como leitores-mediadores. Com o intuito de favorecer a apreensão da dimensão estética do texto literário referente à cultura afro-brasileira e criando momentos de fruição e deleite, a partir da partilha de narrativas literárias, a proposta de Cosson (2006) contribui para que a sala de aula se torne um espaço de contato com o universo literário, trazendo a literatura como experiência, e não como um conteúdo avaliativo. Dessa forma, é possível explorar o aspecto fruitivo dos textos que abordam elementos da cultura afrodescendente e as possibilidades de gerar empatia e reflexão perante uma obra de arte. A partir desse modelo de letramento, tendo como eixo a coletânea de contos do livro ?Olhos d?água?, de Conceição Evaristo, cuja abordagem envolve a contextualização das dificuldades e conflitos enfrentados pela população afro-brasileira, esse material colabora para (re)construção do universo literário em sala de aula. A proposta com os contos de Conceição Evaristo é motivar e fazer com que a interação com o texto aconteça entre todos os participantes, construindo com os alunos um repertório sociocultural de textos que retratam as angústias e os problemas enfrentados diariamente por afrodescendentes.