A observação da palavra como recurso basilar do professor (COELHO, 2011, 2012) e lócus de acesso ao outro (BAKTHIN/VOLOCHINOV, 1999) permite que a docência seja analisada como um exercício de dialogia (COELHO; SOUZA, 2012) que enquadra a linguagem como um advento discursivo (BAKTHIN/VOLOCHINOV,1999) que permite acessar as representações que professor e alunos fazem de suas tarefas sociointeracionais. O corpus é composto de gravações e anotações que foram registrados no diário de campo (vinculados a registros fotográficos). Analisando os dados coletados, foi possível perceber o impacto que a palavra hierárquica do professor exerce sobre os alunos. A pesquisa empreendida confirmou a necessidade de se estudar os significados da estrutura da interação didática, como defende Coelho (2011), e revelou que o modo como os sujeitos lá desempenham suas funções sociointeracionais indicia representações do espaço escolar, da função da aula de língua inglesa e até mesmo das tarefas institucionais de professor e alunos.