Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DA LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavra-chaves: LEITURA, REPRESENTAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral(CO) GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2013-06-26 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3640
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 479
    "inscrito_id" => 1865
    "titulo" => "PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DA LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "Visando compreender o significado e a importância da leitura para os professores do 1° e 2° anos iniciais este artigo procurou investigar algumas representações e práticas relativas à leitura em sala de aula de uma escola estadual no município de Brasília de Minas; refletir conceitualmente sobre leitura; perceber como em sala de aula os professores promovem práticas de leitura. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada observação em sala de aula; entrevista semi-estrutura. A fundamentação teórica se pautou em: Cagliari (2009), Smith (1999,2003), Solé (1998), Kleiman (2002). Os resultados apontam que os entrevistados sabem da importância da leitura, no entanto, 50%  leem esporadicamente livros, revistas. Concluímos que os profissionais da educação devem repensar a importância da leitura para si e para seus educandos, os quais através das práticas orientadas por aqueles terão desta uma perspectiva restrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA, REPRESENTAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1865_8d89f4f326ccb25402ca9763d42ae7d8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINE VELOSO CAPANEMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINE CAPANEMA"
    "autor_email" => "francinevelosocap@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIMONTES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3640
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 479
    "inscrito_id" => 1865
    "titulo" => "PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DA LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "Visando compreender o significado e a importância da leitura para os professores do 1° e 2° anos iniciais este artigo procurou investigar algumas representações e práticas relativas à leitura em sala de aula de uma escola estadual no município de Brasília de Minas; refletir conceitualmente sobre leitura; perceber como em sala de aula os professores promovem práticas de leitura. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada observação em sala de aula; entrevista semi-estrutura. A fundamentação teórica se pautou em: Cagliari (2009), Smith (1999,2003), Solé (1998), Kleiman (2002). Os resultados apontam que os entrevistados sabem da importância da leitura, no entanto, 50%  leem esporadicamente livros, revistas. Concluímos que os profissionais da educação devem repensar a importância da leitura para si e para seus educandos, os quais através das práticas orientadas por aqueles terão desta uma perspectiva restrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA, REPRESENTAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1865_8d89f4f326ccb25402ca9763d42ae7d8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINE VELOSO CAPANEMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINE CAPANEMA"
    "autor_email" => "francinevelosocap@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIMONTES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Visando compreender o significado e a importância da leitura para os professores do 1° e 2° anos iniciais este artigo procurou investigar algumas representações e práticas relativas à leitura em sala de aula de uma escola estadual no município de Brasília de Minas; refletir conceitualmente sobre leitura; perceber como em sala de aula os professores promovem práticas de leitura. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada observação em sala de aula; entrevista semi-estrutura. A fundamentação teórica se pautou em: Cagliari (2009), Smith (1999,2003), Solé (1998), Kleiman (2002). Os resultados apontam que os entrevistados sabem da importância da leitura, no entanto, 50% leem esporadicamente livros, revistas. Concluímos que os profissionais da educação devem repensar a importância da leitura para si e para seus educandos, os quais através das práticas orientadas por aqueles terão desta uma perspectiva restrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.