Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 187
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral(CO) GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O trabalho, em andamento, resulta de uma pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que tem como objetivo maior o contato e vivência dos alunos de licenciatura com a prática docente do professor da educação básica. O propósito da pesquisa é apresentar as experiências de regência vivenciadas pelos alunos bolsistas do curso de Pedagogia, destacando suas expectativas em relação ao magistério; o planejamento da regência, a ação didático-pedagógica e sua interação com os professores e alunos da educação básica. Dentre outros resultados, a participação no PIBID nos mostrou a riqueza que é perceber a realidade escolar de forma prática, relacionando-a as teorias vistas na universidade. Por pensar ser possível a formação do professor através da prática, enfatizamos o papel primordial de propostas, a exemplo do PIBID, que oportunizam na graduação uma formação efetivamente crítica-reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.