Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROPOSTA DO PROJETO - POR DENTRO DO MUNDO DA LEITURA - UMA FORMA DE INCENTIVO À LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: LEITURA, INCENTIVO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Comunicação Oral(CO) GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4028
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 1947
    "titulo" => "PROPOSTA DO PROJETO - POR DENTRO DO MUNDO DA LEITURA - UMA FORMA DE INCENTIVO À LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho expõe a proposta de um projeto de leitura intitulado “Por dentro do mundo da Leitura”, desenvolvido em uma escola pública de Fortaleza, como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva desenvolver práticas de leitura durante aulas de Português, com três turmas das 9º série do ensino fundamental. Busca contribuir para a superação, ainda que parcial, do modelo que tradicionalmente pautado no ensino da leitura na educação básica, que demasiadas vezes, não considera o ambiente sociocultural do aluno, não valoriza seus conhecimentos prévios e os eventos de letramento próprios de seu ambiente familiar e comunitário como elementos constituintes do processo de ensino-aprendizagem da leitura. Formula-se com caráter mais observador em relação ao público alvo, de maneira a permitir que os próprios alunos façam suas descobertas e inferências em torno dos livros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, INCENTIVO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_1947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA ALVES DE PAULA BELO"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA BELO"
    "autor_email" => "priscilaldp2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4028
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 1947
    "titulo" => "PROPOSTA DO PROJETO - POR DENTRO DO MUNDO DA LEITURA - UMA FORMA DE INCENTIVO À LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho expõe a proposta de um projeto de leitura intitulado “Por dentro do mundo da Leitura”, desenvolvido em uma escola pública de Fortaleza, como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva desenvolver práticas de leitura durante aulas de Português, com três turmas das 9º série do ensino fundamental. Busca contribuir para a superação, ainda que parcial, do modelo que tradicionalmente pautado no ensino da leitura na educação básica, que demasiadas vezes, não considera o ambiente sociocultural do aluno, não valoriza seus conhecimentos prévios e os eventos de letramento próprios de seu ambiente familiar e comunitário como elementos constituintes do processo de ensino-aprendizagem da leitura. Formula-se com caráter mais observador em relação ao público alvo, de maneira a permitir que os próprios alunos façam suas descobertas e inferências em torno dos livros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - VIVÊNCIAS E PESQUISAS A PARTIR DO PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, INCENTIVO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_1947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA ALVES DE PAULA BELO"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA BELO"
    "autor_email" => "priscilaldp2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este trabalho expõe a proposta de um projeto de leitura intitulado “Por dentro do mundo da Leitura”, desenvolvido em uma escola pública de Fortaleza, como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva desenvolver práticas de leitura durante aulas de Português, com três turmas das 9º série do ensino fundamental. Busca contribuir para a superação, ainda que parcial, do modelo que tradicionalmente pautado no ensino da leitura na educação básica, que demasiadas vezes, não considera o ambiente sociocultural do aluno, não valoriza seus conhecimentos prévios e os eventos de letramento próprios de seu ambiente familiar e comunitário como elementos constituintes do processo de ensino-aprendizagem da leitura. Formula-se com caráter mais observador em relação ao público alvo, de maneira a permitir que os próprios alunos façam suas descobertas e inferências em torno dos livros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.