Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CULTURA E BRINCADEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRADIÇÕES JUNINAS NO CONTEXTO ESCOLAR.

Palavra-chaves: BRINCADEIRA, CULTURA, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral(CO) GT 20 - TERRITORIALIDADES DA INFÂNCIA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS AO BRINCAR COMO DIREITO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3767
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 826
    "titulo" => "CULTURA E BRINCADEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRADIÇÕES JUNINAS NO CONTEXTO ESCOLAR."
    "resumo" => "Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em junho 2012, com crianças de quatro a cinco anos, em uma escola pública do município de Jequié –Bahia, durante a disciplina Recreação, no V semestre do Curso de Pedagogia da UESB campo de Jequié. O objetivo da pesquisa foi conhecer como a cultura e as tradições das festas juninas são trabalhadas na Educação Infantil, focando o papel do lúdico neste processo de aprendizado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo participante, com a observação das atividades lúdicas, como: jogos, brincadeiras, dança e música. Foram utilizados como referência os teóricos: Pimentel (2007), Brougère (2001), Oliveira (2002), dentre outros. A partir do estudo, concluímos que as e atividades lúdicas oportunizam as crianças maior conhecimento sobre sua identidade, através do acesso a cultura na qual estão inseridas, contribuindo de forma significativa com o processo de construção de sua personalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - TERRITORIALIDADES DA INFÂNCIA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS AO BRINCAR COMO DIREITO"
    "palavra_chave" => "BRINCADEIRA, CULTURA, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_826_a2f4ac6ec9527fe55ffca170565e4d3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA LEAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA LEAL"
    "autor_email" => "livya_leal@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3767
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 826
    "titulo" => "CULTURA E BRINCADEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRADIÇÕES JUNINAS NO CONTEXTO ESCOLAR."
    "resumo" => "Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em junho 2012, com crianças de quatro a cinco anos, em uma escola pública do município de Jequié –Bahia, durante a disciplina Recreação, no V semestre do Curso de Pedagogia da UESB campo de Jequié. O objetivo da pesquisa foi conhecer como a cultura e as tradições das festas juninas são trabalhadas na Educação Infantil, focando o papel do lúdico neste processo de aprendizado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo participante, com a observação das atividades lúdicas, como: jogos, brincadeiras, dança e música. Foram utilizados como referência os teóricos: Pimentel (2007), Brougère (2001), Oliveira (2002), dentre outros. A partir do estudo, concluímos que as e atividades lúdicas oportunizam as crianças maior conhecimento sobre sua identidade, através do acesso a cultura na qual estão inseridas, contribuindo de forma significativa com o processo de construção de sua personalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - TERRITORIALIDADES DA INFÂNCIA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS AO BRINCAR COMO DIREITO"
    "palavra_chave" => "BRINCADEIRA, CULTURA, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_826_a2f4ac6ec9527fe55ffca170565e4d3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA LEAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA LEAL"
    "autor_email" => "livya_leal@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em junho 2012, com crianças de quatro a cinco anos, em uma escola pública do município de Jequié –Bahia, durante a disciplina Recreação, no V semestre do Curso de Pedagogia da UESB campo de Jequié. O objetivo da pesquisa foi conhecer como a cultura e as tradições das festas juninas são trabalhadas na Educação Infantil, focando o papel do lúdico neste processo de aprendizado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo participante, com a observação das atividades lúdicas, como: jogos, brincadeiras, dança e música. Foram utilizados como referência os teóricos: Pimentel (2007), Brougère (2001), Oliveira (2002), dentre outros. A partir do estudo, concluímos que as e atividades lúdicas oportunizam as crianças maior conhecimento sobre sua identidade, através do acesso a cultura na qual estão inseridas, contribuindo de forma significativa com o processo de construção de sua personalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.