PIBID E PROFESSOR: INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39302 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 33 "titulo" => "PIBID E PROFESSOR: INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL" "resumo" => "Pretende-se abordar neste artigo como o subprojeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – contribui para a formação dos professores, como a vivência dos bolsistas do PIBID oferece uma experiência prática para os alunos universitários que, muitas vezes, se encontram fora da realidade de como é a dinâmica em sala de aula. O PIBID é uma forma de aperfeiçoar a formação dos professores para as escolas públicas e/ou particulares. A partir de entrevistas feitas com pibidianos – 2 (dois) de história e 1 (um) de filosofia -, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - com perguntas sobre sua formação acadêmica dentro do PIBID e com referenciais teóricos sobre a formação da profissão professor construímos este artigo. Pretendendo-se analisar como o PIBID auxilia na formação acadêmica dos discentes universitários para serem futuros professores. A partir da visão de docentes e discentes universitários que participam do PIBID pode-se perceber a importância deste subprojeto do governo federal, que tem como objetivo aprimorar a prática pedagógica dos futuros professores, inserindo-os na dinâmica escolar antes mesmo de terminarem os estudos universitários. Não podendo lecionar diretamente, mas apenas colaborando com o professor supervisor, os docentes universitários veem a dinâmica que se desenrola no dia a dia escolar. Isto faz com que já estejam preparados para enfrentar o mercado de trabalho quando saírem da universidade e também para pensarem se é esta a profissão que pretendem seguir para suas vidas. Contribuindo também para a formação dos alunos das escolas em que atuam como pibidianos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "PIBID, PROFESSOR, UNIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID33_22112017213957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLA CHRISTTIE MONTENEGRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MYLLA" "autor_email" => "mmyllac@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39302 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 33 "titulo" => "PIBID E PROFESSOR: INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL" "resumo" => "Pretende-se abordar neste artigo como o subprojeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – contribui para a formação dos professores, como a vivência dos bolsistas do PIBID oferece uma experiência prática para os alunos universitários que, muitas vezes, se encontram fora da realidade de como é a dinâmica em sala de aula. O PIBID é uma forma de aperfeiçoar a formação dos professores para as escolas públicas e/ou particulares. A partir de entrevistas feitas com pibidianos – 2 (dois) de história e 1 (um) de filosofia -, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - com perguntas sobre sua formação acadêmica dentro do PIBID e com referenciais teóricos sobre a formação da profissão professor construímos este artigo. Pretendendo-se analisar como o PIBID auxilia na formação acadêmica dos discentes universitários para serem futuros professores. A partir da visão de docentes e discentes universitários que participam do PIBID pode-se perceber a importância deste subprojeto do governo federal, que tem como objetivo aprimorar a prática pedagógica dos futuros professores, inserindo-os na dinâmica escolar antes mesmo de terminarem os estudos universitários. Não podendo lecionar diretamente, mas apenas colaborando com o professor supervisor, os docentes universitários veem a dinâmica que se desenrola no dia a dia escolar. Isto faz com que já estejam preparados para enfrentar o mercado de trabalho quando saírem da universidade e também para pensarem se é esta a profissão que pretendem seguir para suas vidas. Contribuindo também para a formação dos alunos das escolas em que atuam como pibidianos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "PIBID, PROFESSOR, UNIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID33_22112017213957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLA CHRISTTIE MONTENEGRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MYLLA" "autor_email" => "mmyllac@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }