Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PIBID E PROFESSOR: INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: PIBID, PROFESSOR, UNIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT-06: Ensino de História e formação docente
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39302
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 91
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "PIBID E PROFESSOR: INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Pretende-se abordar neste artigo como o subprojeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – contribui para a formação dos professores, como a vivência dos bolsistas do PIBID oferece uma experiência prática para os alunos universitários que, muitas vezes, se encontram fora da realidade de como é a dinâmica em sala de aula. O PIBID é uma forma de aperfeiçoar a formação dos professores para as escolas públicas e/ou particulares. A partir de entrevistas feitas com pibidianos – 2 (dois) de história e 1 (um) de filosofia -, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - com perguntas sobre sua formação acadêmica dentro do PIBID e com referenciais teóricos sobre a formação da profissão professor construímos este artigo. Pretendendo-se analisar como o PIBID auxilia na formação acadêmica dos discentes universitários para serem futuros professores.  A partir da visão de docentes e discentes universitários que participam do PIBID pode-se perceber a importância deste subprojeto do governo federal, que tem como objetivo aprimorar a prática pedagógica dos futuros professores, inserindo-os na dinâmica escolar antes mesmo de terminarem os estudos universitários. Não podendo lecionar diretamente, mas apenas colaborando com o professor supervisor, os docentes universitários veem a dinâmica que se desenrola no dia a dia escolar. Isto faz com que já estejam preparados para enfrentar o mercado de trabalho quando saírem da universidade e também para pensarem se é esta a profissão que pretendem seguir para suas vidas. Contribuindo também para a formação dos alunos das escolas em que atuam como pibidianos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "PIBID, PROFESSOR, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID33_22112017213957.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYLLA CHRISTTIE MONTENEGRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MYLLA"
    "autor_email" => "mmyllac@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39302
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 91
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "PIBID E PROFESSOR: INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Pretende-se abordar neste artigo como o subprojeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – contribui para a formação dos professores, como a vivência dos bolsistas do PIBID oferece uma experiência prática para os alunos universitários que, muitas vezes, se encontram fora da realidade de como é a dinâmica em sala de aula. O PIBID é uma forma de aperfeiçoar a formação dos professores para as escolas públicas e/ou particulares. A partir de entrevistas feitas com pibidianos – 2 (dois) de história e 1 (um) de filosofia -, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - com perguntas sobre sua formação acadêmica dentro do PIBID e com referenciais teóricos sobre a formação da profissão professor construímos este artigo. Pretendendo-se analisar como o PIBID auxilia na formação acadêmica dos discentes universitários para serem futuros professores.  A partir da visão de docentes e discentes universitários que participam do PIBID pode-se perceber a importância deste subprojeto do governo federal, que tem como objetivo aprimorar a prática pedagógica dos futuros professores, inserindo-os na dinâmica escolar antes mesmo de terminarem os estudos universitários. Não podendo lecionar diretamente, mas apenas colaborando com o professor supervisor, os docentes universitários veem a dinâmica que se desenrola no dia a dia escolar. Isto faz com que já estejam preparados para enfrentar o mercado de trabalho quando saírem da universidade e também para pensarem se é esta a profissão que pretendem seguir para suas vidas. Contribuindo também para a formação dos alunos das escolas em que atuam como pibidianos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "PIBID, PROFESSOR, UNIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID33_22112017213957.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYLLA CHRISTTIE MONTENEGRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MYLLA"
    "autor_email" => "mmyllac@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Pretende-se abordar neste artigo como o subprojeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – contribui para a formação dos professores, como a vivência dos bolsistas do PIBID oferece uma experiência prática para os alunos universitários que, muitas vezes, se encontram fora da realidade de como é a dinâmica em sala de aula. O PIBID é uma forma de aperfeiçoar a formação dos professores para as escolas públicas e/ou particulares. A partir de entrevistas feitas com pibidianos – 2 (dois) de história e 1 (um) de filosofia -, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - com perguntas sobre sua formação acadêmica dentro do PIBID e com referenciais teóricos sobre a formação da profissão professor construímos este artigo. Pretendendo-se analisar como o PIBID auxilia na formação acadêmica dos discentes universitários para serem futuros professores. A partir da visão de docentes e discentes universitários que participam do PIBID pode-se perceber a importância deste subprojeto do governo federal, que tem como objetivo aprimorar a prática pedagógica dos futuros professores, inserindo-os na dinâmica escolar antes mesmo de terminarem os estudos universitários. Não podendo lecionar diretamente, mas apenas colaborando com o professor supervisor, os docentes universitários veem a dinâmica que se desenrola no dia a dia escolar. Isto faz com que já estejam preparados para enfrentar o mercado de trabalho quando saírem da universidade e também para pensarem se é esta a profissão que pretendem seguir para suas vidas. Contribuindo também para a formação dos alunos das escolas em que atuam como pibidianos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.